Praia Grande – Cidade Com Maior Expectativa de Crescimento Populacional da Baixada Santista

0

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou recentemente dados e informações sobre a estimativa populacional dos mais de 5.500 municípios brasileiros. Esses dados mostram e comprovam que a Praia Grande é a cidade da Baixada Santista com a maior estimativa populacional.

Pelas informações passadas pelo Instituto, a Praia Grande possui em 2012 mais de 270.000 habitantes.  No ano passado, esse número era de aproximadamente 267.000 habitantes, um aumento de quase 2%. Para ilustrar melhor ainda isso em fatos, Santos que hoje é a cidade mais populosa da região, teve aumento de apenas 0,02% com 419.509 habitantes em 2011, e 419.614, em 2012.

De acordo com o Censo, PG teve um aumento de 68.469 habitantes entre 2000 a 2010, o que significa um dos maiores crescimentos do Brasil, com uma taxa de crescimento de quase 3%.

Esses cálculos são utilizados como base para o calculo de indicadores socioeconômicos e sociodemográficos na época do Censo, que acontece de 10 em 10 anos em todo território nacional.

Especialistas demonstram através de levantamentos e pesquisas que as pessoas que saem de outras cidades e escolhem Praia Grande para viver são de baixa renda.

Já Santos, por exemplo, não acontece o mesmo, pois a cidade está lotada e o valor do solo é muito alto. Em contrapartida, Praia Grande possui uma área de expansão enorme, com grandes construtoras investindo em excelentes apartamentos na cidade, que ficam próximos de bons serviços, como Saúde, Educação e Cultura, atraindo turistas e moradores que buscam qualidade de vida.

Veja mais desses imóveis em Apartamento Praia Grande.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

Entretanto, essa expansão repentina deve aumentar os esforços dos governantes para que Praia Grande não se transforme em uma cidade dormitório, onde seus habitantes trabalham em cidades próximas e depois retornam apenas para dormir. Além de construtoras, é necessário atrair cada vez mais investidores, empresas e instituições que gerem emprego e renda para toda população.

Caso isso não aconteça, a probabilidade de PG se tornar uma cidade populosa, porém sem opções de emprego é grande.

O prefeito da cidade, Roberto Francisco, analisa a questão da seguinte forma:

“Esses dados não nos surpreendem, pois vêm confirmar uma tendência que já se esperava nos últimos anos. Apesar de ter apenas 45 anos, Praia Grande é uma cidade que possui localização estratégica, boa infraestrutura e que oferece excelente qualidade de vida, além de ter um potencial de desenvolvimento econômico muito grande. Por outro lado, esse crescimento acelerado torna-se um enorme desafio para seus governantes, já que a demanda por serviços públicos também aumenta muito e as receitas não crescem na mesma proporção.”

Artigo enviado ao Blog Marketing e Publicidade Imobiliária

Por: Fabiana Lopes

Deixe seu comentário