O que acontece se atrasar as prestações do financiamento?

Todos nós sabemos que a compra da casa própria é o maior investimento que se faz ao longo da vida. Muitos levam anos para pagar pelo imóvel, pois um financiamento imobiliário que compromete boa parte da renda mensal da família leva em média de 30 a 35 anos para quitar o saldo.

E neste período, que muitas coisas podem acontecer, até mesmo a perda de um emprego. E se algum imprevisto acorrer e não for efetuado o pagamento do financiamento imobiliário o que pode acontecer com o seu imóvel? Descubra na entrevista com advogado especializado em Direito imobiliário, Dr. Renato Savy.

SP Imóvel: O que acontece se ocorrer atraso nas prestações do financiamento?

Dr. Renato: A partir da terceira prestação em aberto o imóvel pode ser retomado, inicia-se o processo de execução da dívida.

SP Imóvel: O que fazer se não conseguir pagar o financiamento imobiliário?

Dr. Renato: A melhor solução seria vender o imóvel e liquidar a dívida, dependendo do tempo de atraso e da situação do contrato é possível pagar uma prestação e incorporar as demais ao saldo devedor, mas nesta solução o valor da prestação aumenta, pois o saldo devedor vai aumentar.

De acordo com o site da Caixa Econômica, se o cliente atrasar o pagamento da prestação do financiamento imobiliário será gerado multa e juros referentes aos dias de atraso e permite à Caixa incluir as informações vinculadas ao seu contrato em cadastros restritivos de crédito como SERASA e outros.

E caso o cliente não pague as parcelas em atraso, a Caixa pode leiloar o imóvel.

Por tudo isso, todo cuidado é pouco no financiamento imobiliário. E se você não está conseguindo pagar a prestação procure imediatamente o seu banco e veja se é possível fazer uma renegociação da sua dívida. Busque com a instituição uma solução.

Fonte: ABC Imóvel – O Portal de Imóvel do Grande ABC de São Paulo
www.abcimovel.com.br

 

Deixe seu comentário