No mercado imobiliário ganha mais quem chega primeiro

Num cenário de incertezas, o mercado tende a ser conservador nos investimentos e exigir um índice de assertividade ainda maior. A análise de riscos fica mais criteriosa. E sai na frente quem consegue enxergar as oportunidades e enxergar mais longe.

“O mundo é dos visionários, daqueles que conseguem enxergar e entender o que a maioria não vê e não entende. Esses indivíduos se destacam em qualquer cenário, mas no caso de períodos mais desafiadores, quem estuda e se prepara melhor, quando a maré ficar favorável ganhará muito mais”, analisa o consultor de empresas, Manoel Lopes.

Ele cita como exemplo o mercado imobiliário, onde existem aqueles produtos tradicionais que oferecem valorização quase certa e que já estão consolidados e outros que são uma promessa ou estão no início da sua maturação de mercado. “Comprar um apartamento num bairro nobre, consolidado, é investir certo, na maioria das vezes. Porém, a segurança é inversamente proporcional ao ganho de valorização. Mas quem vê num bairro novo ou num empreendimento em lançamento um futuro promissor pode ter ganhos bem maiores”, orienta.

Mas mesmo quando o investimento é no novo, há como ter algumas garantias de não investir errado. No mercado imobiliário há mais de 15 anos, Alexandre Schubert dá algumas dicas para minimizar riscos. “A primeira coisa é conhecer quem está por trás do empreendimento, se é uma empresa ou grupo empresarial consolidado. Também é importante conhecer outros empreendimentos desta empresa”, diz.

Mas isso não basta. É importante estudar a economia, para onde estão indo os investimentos e incentivos por parte do poder público, a migração das pessoas para moradia e consumo, entre outros itens. “Se estamos falando de um empreendimento com perfil comercial, é importante avaliar as regras do plano diretor municipal, se há vias para o fluxo de clientes e produtos e se há mercado consumidor”, comenta Alexandre.

Exemplos positivos não faltam no Espírito Santo. “Há cerca de 15 ou 20 anos, a região da Serra onde está o Hospital Metropolitano não era nem uma promessa. Mas o investimento de algumas empresas sérias e visionárias, levando os produtos certos para o público certo, mudou tudo. Quem comprou um imóvel lá, seja terreno, casa, apartamento ou loja no início de tudo viu seu patrimônio se multiplicar em até 15 vezes”, aponta.

Fonte: Folha Vitória

Deixe seu comentário