Mercado inova com a venda fracionada de imóveis

Imóvel pode ser adquirido por vários compradores com o custo sendo menor

O mercado imobiliário oferece mais uma opção que facilita o acesso de quem planeja ter casa de praia ou de campo, mas sem ter que arcar com gastos elevados com manutenção do imóvel durante o ano: a compra fracionada de unidades. O modelo funciona como uma compra compartilhada, como acontecia na aquisição de bens de luxo (iates, helicópteros e carros). Os investidores buscam imóveis de alto padrão, localizados em regiões de amplo crescimento que ofereçam conforto e infraestrutura. Mas há também opção de imóveis compactos.

De olho neste segmento, o complexo Granja Brasil, empreendimento lançado há 12 anos em Itaipava, resolveu iniciar as operações de venda fracionada em lançamentos. A oferta é encontrada para todos os tipos de apartamentos. Desde os maiores, com área interna de 600 metros quadrados e preços que podem chegar a R$2,5 milhões, a estúdios e quarto e sala.

“O fracionamento é oferecido como opção para quem sobe a Serra eventualmente. O proprietário passa a ter direito a ocupar o imóvel por um determinado número de fins de semana por ano e nos feriados longos em esquema de rodízio. Existem pessoas que optam por uma ou duas frações. Outras compram cinco de uma vez só”, explica Ciro Eloy, idealizador do projeto.

Nos Estados Unidos e na Europa esse sistema já é comum. No Brasil é recente, pois havia dificuldade em se registrar a escritura de apartamentos fracionados (no caso de terreno vazio isso já era rotineiro) e os potenciais investidores não se sentiam atraídos pela opção.

Fonte: O Dia

Deixe seu comentário