Publicidade Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na Accounttech
Home Mercado Imobiliário Mercado imobiliário sinaliza melhora, mesmo com índices ruins no 1º semestre

Mercado imobiliário sinaliza melhora, mesmo com índices ruins no 1º semestre

0
Seminário Mulheres no Mercado Imobiliário

Apesar dos índices pessimistas do primeiro semestre, entidades ligadas ao mercado imobiliário sinalizam melhora para o setor. Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o volume de crédito caiu 49,5%.

O Radar Abrainc-Fipe apontou que o mercado passa pelo pior momento desde 2004, quando foi iniciado o levantamento. No entanto, as entidades já enxergam uma possível reversão porque o setor é cíclico e começa a ter sinais de uma leve retomada.

O vice-presidente da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias ressaltou as condições adversas do cenário macroeconômico. Renato Ventura destacou que o setor só voltará a crescer de verdade com o fim das crises política e econômica no País.

“O setor tem uma grade interrelação com a confiança do comprador e dos agentes econômicos. A melhora da economia como um todo é primordial para essa recuperação e a gente começa a ver os primeiros sinais em relação a isso”, disse.

Enquanto isso, a elevação do crédito imobiliário, principalmente, com ações da Caixa Econômica Federal, também ajuda a reaquecer o setor.

Em entrevista ao repórter Fernando Martins, o presidente da Abecip, Gilberto Duarte de Abreu Filho, também comemorou as medidas em vigor: “as construtoras que têm muito estoque e estão altamente endividadas, continuam em agenda de redução de estoque. As construtoras que têm mais saúde financeira, olhando para essa nova demanda, começam a fazer apostas para daqui três ou quatro anos ter novos prédios”.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

O momento é favorável ao consumidor por conta da grande oferta e pouca procura, sobretudo de usados. A cota de financiamento da Caixa Econômica para esse tipo de imóvel subiu de 60% para 70% do valor total.

Fonte: Jovem Pan

Deixe seu comentário