Saiba como garantir o recebimento do aluguel em dia
Corretor, você já sofreu com o atraso no aluguel? Infelizmente este é um problema que afeta boa parte do mercado imobiliário, principalmente em locação residencial. Mas não é impossível de resolver esse impasse. Afinal, existem estratégias comprovadas para garantir o recebimento do aluguel em dia e manter a comissão dos corretores intacta.
Quer saber mais? Separamos três dicas que vão te ajudar a manter uma relação mais saudável com os seus clientes e acabar de uma vez por todas com o atraso. Acompanhe!
Por que é tão comum o atraso no aluguel?
Quem trabalha com locação residencial tem dias específicos do mês que são mais importantes do que os outros. Os dias de vencimento dos alugueis ativos. Agora, se esses dias serão felizes ou não, depende muito de qual inquilino é responsável pelo pagamento.
Muitas vezes, mais do que os corretores gostariam, o mesmo cenário trágico acontece. O dia do vencimento do aluguel chega, mas o dinheiro na conta do proprietário, não. E, consequentemente, a comissão também.
E aí começa uma corrida contra o relógio: a cobrança do aluguel com o inquilino antes que o proprietário se enfureça. Ou simplesmente um processo estressante de correr atrás do devedor para garantir a comissão na conta.
É seguro dizer que o atraso no aluguel é o grande terror dos corretores e dos donos de imóveis. Todos os meses são milhares de imóveis alugados que sofrem com esse problema. Mas, afinal de contas, o que causa essa falta de pagamento?
Uma razão clássica é a mais simples: o morador simplesmente não tem o dinheiro. Seja por um desemprego, uma crise econômica ou apenas por falta de organização financeira. Então, nesse caso, é importante conversar com o inquilino e entender a situação antes de tudo.
Como garantir o recebimento e evitar o atraso no aluguel?
Em síntese, existem algumas formas de como garantir o recebimento do aluguel. Ou seja, evitar que o pagamento da mensalidade atrase. E, sim: depende tanto do inquilino quanto do corretor que está fazendo a gestão desse aluguel.
Uma locação tranquila tem que ser feita da forma certa desde o começo. Lá na hora de anunciar o imóvel nas plataformas. Ou até mesmo antes: o corretor precisa conhecer o público-alvo daquele imóvel e quais as chances de atraso naquela região.
Dica: a Mell.ro replica os anúncios dos imóveis gratuitamente nas principais plataformas.
De modo geral, escolher um bom inquilino, ter um contrato bem estruturado e uma garantia de pagamento que vai apoiar o corretor em caso de inadimplência são as melhores estratégias. Então, é justamente sobre esses três pontos principais que a gente vai falar agora. Anote as dicas por aí!
1 – Analisar os interessados e encontrar o inquilino mais confiável possível
Os fatores que aumentam as chances de atraso no aluguel geralmente estão no histórico da pessoa interessada em alugar o imóvel. Então, garantir o recebimento do aluguel começa no momento em que você escolhe o inquilino.
Para isso, ter uma análise financeira de qualidade é ideal. E vai muito além de olhar a pontuação do CPF ou saber o salário do candidato. Quanto mais fatores forem levados em consideração, mais você vai conhecer sobre o histórico da pessoa e sobre a probabilidade de ela pagar em dia.
Dica: A análise financeira da Mell.ro tem cerca de 90% de aprovação dos inquilinos, porque leva vários fatores em consideração, além da possibilidade de uma análise humanizada.
2 – Ter um contrato de aluguel oficial e completo
É fato: ter um contrato de aluguel escrito e assinado por todas as partes é extremamente importante na locação residencial. O contrato verbal não garante tudo o que o contrato oficializado oferece. E aumenta as chances de atraso no aluguel.
Então, após encontrar um bom inquilino com a análise financeira, ter um contrato bem estruturado é o próximo passo para garantir a renda recorrente no aluguel. Isso significa incluir todas as cláusulas importantes. Como a data do vencimento da mensalidade, o valor, a garantia, se tiver, entre outras. Além disso, ter um contrato com uma linguagem que todos vão entender ajuda a evitar problemas no futuro.
Dica: A Mell.ro oferece um contrato digital com assinatura eletrônica e cláusulas comentadas para facilitar o entendimento.
3 – Ter um plano de garantia de pagamento de aluguel
O atraso no aluguel pode acontecer a qualquer momento. E o corretor que não tem boas ferramentas e parcerias para ajudar nessas situações fica para trás. Afinal, a falta de pagamento pode desencadear em vários outros problemas. E quando vários inquilinos atrasarem no mesmo mês? Você fica sem receber nada.
Por isso, uma garantia de pagamento de aluguel tecnológica acaba com esse medo do atraso. Você e o proprietário continuam recebendo em dia, mesmo que o inquilino não pague. E aí o cenário muda completamente. Com o tempo da cobrança agora livre, o corretor pode focar naquilo que realmente importa: o relacionamento com os clientes e a prospecção de novos negócios.
Corretor, pare de sofrer com o atraso no aluguel
A Mell.ro é uma plataforma digital focada em garantir e simplificar o processo de aluguel de imóveis. Com ela, corretores podem fazer a gestão dos imóveis com facilidade e rapidez. Além, é claro, de garantir o aluguel todo mês em dia na conta.
Funciona de um jeito muito simples:
- O corretor cadastra um imóvel na plataforma da Mell.ro;
- Anuncia nas principais plataformas ou já vai direto para o contrato, se tiver um inquilino pronto para assinar;
- O inquilino passa pela análise financeira;
- Com tudo aprovado, todos assinam o contrato de forma digital e válida juridicamente;
- Todos os meses, a Mell.ro envia o boleto ou código PIX para o inquilino;
- Caso o inquilino atrase, a Mell.ro deposita o dinheiro na conta do proprietário e repassa a comissão para o corretor;
- A partir de agora, quem vai fazer as cobranças com o inquilino é a Mell.ro;
- O corretor continua fazendo a gestão dos imóveis com tranquilidade e certeza de que não vai mais sofrer com o atraso no aluguel.
Conheça as soluções da Mell.ro.