A Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) investiga um falso corretor que aplicou golpes imobiliários em Fortaleza. De acordo com o delegado da DDF, Jaime de Paula Pessoa, até esta segunda (27), 23 pessoas registraram boletim de ocorrência na delegacia. Segundo o delegado, o falso corretor aplicou cerca de R$ 12 milhões em golpes vendendo o mesmo imóvel para várias pessoas.
“Ele se dirigia para um cartório aqui de Fortaleza. Nesse cartório com documentos falsos ele aplicava o golpe. Até aqui apurado por essa delegacia. Ele fez uma procuração dos proprietários e dessas unidades. De posse dessas procurações falsas ele passou a negociar não só a unidade individualmente como o próprio empreendimento”, afirmou Jaime de Paula.
De acordo com a polícia, as casas e apartamentos ficam em bairros como José Walter, Messejana, Parque Presidente Vargas, Mondubim e Barroso. Jaime de Paula explica que os imóveis eram vendidos por cerca da metade do valor de mercado.
A polícia descobriu também que o falso corretor já trabalhou em uma construtora e por isso tinha acesso a informações privilegiadas. Ele conseguiu falsificar documentações para fechar os negócios. Além disso, dizia que o dono dos imóveis baixava o preço por causa da crise.
O copeiro Josmiel Veras foi uma das vítimas do falso corretor. Segundo Josmiel, o corretor vendeu para ele e para outras pessoas o mesmo apartamento. Ele escolheu uma residência e pediu emprestado o valor da entrada, quase R$ 12 mil. Mas em uma das visitas ao local descobriu que caiu em um golpe. “O mesmo apartamento ele vendeu para mim e para outras duas pessoas”, falou desolado.
O Cartório de Imóveis da sexta zona, local onde o falso corretor retirou os documentos, não quis comentar os assuntos.
Fonte: G1