Diante do momento de crise vivenciado atualmente pelo mercado imobiliário, com redução no número de negociações de compra de imóveis, bem como no volume de projetos por parte das grandes construtoras, o empreendedorismo pode ser uma excelente solução para o corretor de imóveis. Os momentos de dificuldade são, no geral, particularmente férteis para o empreendedorismo, já que as dificuldades costumam abrir espaço para ideias inovadoras.m mO momento é, então, propício para aqueles que sonham em empreender no mercado imobiliário e se libertar das construtoras e imobiliárias com as quais trabalham. Contudo, tornar-se empreendedor exige alguns requisitos além deste sonho: é preciso pensar fora da caixa. Entenda melhor:
O que é preciso para empreender no mercado imobiliário?
Um empreendedor é, de forma geral, uma pessoa que, impulsionada por seu conhecimento de mercado e por sua qualificação, se dedica de forma inovadora à geração de um serviço diferenciado. Ter uma ideia é, portanto, essencial para tal. Esta não precisa ser necessariamente revolucionária, mas é fundamental que tenha como base o cenário do mercado imobiliário atual, compreendendo suas carências e necessidades. Que tipo de serviço poderia, por exemplo, otimizar aqueles já oferecidos?
Como tirar uma ideia do papel?
O planejamento é ferramenta essencial para aqueles que desejam empreender. Fazer com que suas ideias saiam do campo imaginário e se tornem um negócio real requer que sejam analisadas com relação à sua viabilidade, levando em consideração aspectos financeiros e os riscos envolvidos. O planejamento cauteloso das ações para implementar seu projeto de negócio não é uma tarefa fácil, e requer do corretor de imóveis amplo conhecimento do mercado imobiliário, da concorrência do segmento em que deseja se inserir e dos processos relacionados a este, bem como das suas próprias limitações. Algumas questões são, portanto, fundamentais. Você domina o processo no qual pretende atuar? Como pretende fazer com que ele se torne realidade? Quais são as características dos concorrentes?
A criação de uma marca própria
A criação de uma marca vai muito além do caráter físico do empreendimento, ou seja, não basta alugar um espaço de escritório e contratar uma equipe, é preciso investir na identidade do seu negócio. Para tal, procure definir quais valores pretende seguir, qual o discurso adotado pela sua empresa, e como este será impresso no relacionamento com o cliente. A criação de um material gráfico próprio também é fundamental: defina a comunicação visual do empreendimento com base nos seus valores e na imagem que pretende oferecer ao mercado.
Internet e redes sociais
A tecnologia é forte aliada de empreendedores nos dias de hoje, dado que a internet se tornou um meio de comunicação através do qual é possível atingir milhares e milhares de pessoas diariamente. Invista, assim, em uma página bem estruturada para o seu negócio, na qual são apresentados projetos, catálogos de imóveis, anúncios, e campanhas de publicidade, bem como as ferramentas de contato. As redes sociais também são ótimas ferramentas para a divulgação e o relacionamento com clientes: invista em uma página atualizada, e apresente sua marca para estes através de dicas, opiniões e informações relevantes sobre o seu mercado de atuação.
Uma das principais características daqueles que desejam investir no empreendedorismo é a capacidade de sair da sua zona de conforto e, com foco em algo que acredita, buscar algo novo em sua vida profissional com disposição e dedicação.
E você, corretor, já pensou em empreender? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!
Fonte: