As férias estão chegando e você planeja tirá-la na praia com a família ou amigos?
Uma boa opção é alugar uma casa ou apartamento. As vantagens são inúmeras: Todos estarão reunidos no mesmo espaço, inclusive o animal de estimação; é em geral muito mais barato que a diária de vários quartos; tem-se mais espaço e privacidade que em um hotel e sem contar o acesso à cozinha.
O ideal seria contratar o imóvel tendo visto o lugar pessoalmente, ou pela indicação de um amigo que já o tenha alugado. Mas se isso não é possível, preste atenção em algumas dicas para não tornar o sonho de férias perfeitas em pesadelo.
Gaste um tempo para verificar a veracidade das informações postadas no site. Com a digitalização é fácil sermos enganados e nos encentrar por um lugar que nem existe. Peça o endereço e Instruções de como chegar ao imóvel e consulte no “Google mapas” se realmente é próxima à praia, verifique as condições do bairro como segurança, infraestrutura e se se avizinha de lugares barulhentos. Tente encontrar referencia do proprietário ou reclamações sobre o imóvel ou golpes aplicados na região.
Uma boa dica, caso o imóvel fique em um condomínio ou prédio, é conversar com os funcionários sobre o proprietário e verificar se há ou não relato de algo anormal. Peça também as normas de conduta do local, em muitos condomínios, por exemplo, só o dono pode usar piscinas, quadras esportivas, etc. e se é mesmo permitido animais de estimação.
O passo seguinte é exigir um contrato onde estejam especificados detalhadamente os dados do imóvel, a relação dos móveis, utensílios e seu estado de conservação, uso do telefone, forma de pagamento, data de entrada e saída, regras para cancelamento/devolução e condições. Atente-se a caução geralmente exigida para cobrir eventuais danos e quando e como será o reembolso ao término. Ao chegar, verifique se tudo que foi listado é corresponde à realidade na presença do proprietário, qualquer questionamento deve ser feito por escrito.
Se, ainda assim encontrar problemas fotografe tudo e reúna testemunhas como caseiro e vizinhos, caso seja necessário entrar na justiça.
Mas para evitar transtornos e perda de tempo, procure uma empresa de locação idônea ou peça a mediação de um consultor ou um corretor imobiliário, mesmo que autônomo. Um profissional habilitado saberá tomar todas as precauções para que você só tenha boas recordações das suas férias.
Por: Adriana Riqueti – Blog Marketing e Publicidade Imobiliária