A principal característica de um falso amigo é o negativismo. Sempre fala que o mercado está ruim, que a equipe é fraca, os imóveis não prestam, nunca as coisas vão bem. Inteligente, causa uma sensação de tragédia. É só aparecer uma notícia ruim na imprensa, e lá está ele inflamando os colegas. Bolha imobiliária, diminuição das vendas são pratos cheios no seu discurso. Mesmo assim, segue no mercado há anos, seu objetivo é unicamente desmotivar a equipe para ficar sem concorrência.
Outra peculiaridade está na grande quantidade de perguntas e conselhos que ele fornece. Onde você trabalhou antes? Qual a sua formação? Quanto espera ganhar? O questionamento é apenas uma forma de buscar informação e induzir a conversa para o seu tradicional negativismo. Seus conselhos denunciarão isso: “aqui você dificilmente receberá essa quantia”, “seu ramo anterior era mais promissor”, entre outras coisas.
De fato é intimidador, essa pessoa age como o dono da imobiliária. Gerência tarefas, faz sorteios, é o primeiro a chegar no stand e o último a sair. Sempre está de olho nas prospecções dos corretores e não perderá a chance de se apropriar do retorno.
Se ao chegar no novo local de trabalho, você perceber esse tipo de indivíduo, fique atento. Trata-se apenas de uma armadilha ultrapassada da profissão. Certamente, você tirará muitas lições dessa experiência e se tornará um corretor melhor.
William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Guarulhos | Imoveisguarulhossp.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.