Dessa forma, quem tem crédito trabalhista garantido por um imóvel terá a opção de escolher por sua venda direta em vez do leilão, em caso de inadimplência do devedor. Com isso, aumentam as chances de o bem ser comercializado em valor de mercado com maior agilidade. ” Com a criação do cadastro de corretores de imóveis, o TRT passa a contar com o conhecimento do profissional habilitado para efetuar esse tipo de transação comercail. Isso garantirá a efetividade das decisões, porque não basta declarar o direito da parte, mas é imperioso dar concretude ao que foi decidido, e também a celeridade dos processos, porque a alienação judicial de bens imóveis será facilitada e agilizada”, diz o Desembargador Mário Bottazzo, Presidente do TRT de Goiás.
O profissional credenciado fará parte do banco de dados do Tribunal e será designado pelo juiz, via ofício, para va realização do laudo de avaliação e para a venda do imóvel. Apenas corretores de imóveis inscritos e em dia com o CRECI podem participar do cadastro.
Segundo o Presidente do CRECI de Goiás, Oscar Hugo, o cadastramento dos corretores de imóveis no Tribunal do Trabalho reflete o papel de importância do profissional na sociedade. “Além de uma boa oportunidade para o profissional, a iniciativa demosntra consolidação da importância e da necessidade do corretor de imóveis para garantir negócios imobiliários com segurança e dentro das perspectivas de mercado”.
O CRECI/PB também quer implantar a iniciativa aqui no estado. Segundo o Presidente, Rômulo Soares, o Conselho vai propor parceria com o TRT da Paraíba com a finalidade de reduzir a burocracia e abrir um novo nicho de atuação para os corretores inscritos no CRECI/PB. Novidades sobre essa parceria serão divulgadas em breve aqui no nosso site.