Um convênio que será assinado nesta quarta-feira (29) entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Fortaleza (Seman) e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) deve retirar placas irregulares que anunciam venda ou aluguel de imóveis em postes de Fortaleza.
A ação pretende combater a poluição visual na capital, que nos últimos anos, aumentou consideravelmente quanto à essas placas. A disposição dessas placas é normatizada por uma lei unicipal de 1998 (lei Nº 8.221) que diz que estes anúncios deverão dispor também do número de inscrição do Creci de quem está anunciando. Caso a placa, mesmo sendo de empresas registradas, não tenham o número, ela está fora da lei.
“O apoio que o Conselho poderá oferecer é ajudar na remoção dessas placas.”, explica a chefe de fiscalização do Conselho, Edalo Costa. “Vamos oferecer apoio logístico com envio de fiscais e veículos para a Secretaria”, afirma ela.
A partir do próximo sábado a ação já começa, segundo Edalo. O Conselho irá às ruas dos bairros Meireles e Aldeota. As placas sem o número de inscrição no Conselho serão fotografadas ainda no poste e depois retiradas para serem encaminhadas para reciclagem. Depois o Creci fará um relatório identificando a placa, a empresa, e o local onde ela foi identificada (incluso foto) e enviado para que a Semam faça a notificação das empresas.
Leonardo Heffer
Fonte: NE10/Ceará