Trabalhadores que vão de moto para o canteiro de obras estão mais susceptíveis a acidentes. Na Semana Nacional de Trânsito, a Brasal Incorporações realiza palestra de sensibilização em seu canteiro de obras em Goiânia
A cada dia, o Corpo de Bombeiros registra quase 90 ocorrências de acidente de trânsito no estado de Goiás. A estatística, divulgada pelos jornais goianos na Semana Nacional de Trânsito (de 18 a 25 de setembro), também foi refletida pelos trabalhadores do canteiro de obras do FlamPark Residential Club.
A incorporadora convidou a Agência Municipal de Trânsito para apresentar aos trabalhadores o certo e o errado nas ruas, especialmente àqueles que usam a moto para ir ao trabalho. “A moto expõe o condutor, que se machuca muito quando ocorre qualquer sinistro”, justifica o engenheiro e gestor de contratos da obra, Luiz Alexandre Reis e Silva. “Além de ser um risco para a integridade física do trabalhador, acidentes de trânsito podem afetar também a rotina da obra, uma vez que geram afastamentos do colaborador”, conta ele.
A palestra foi apresentada pelo chefe da divisão de Projetos de Educação para o Trânsito da AMT, Horácio Ferreira, que mostrou os perigos da imprudência nos veículos de duas e, mas também nos de quatro rodas. Com cenas reais de acidentes e sequelas, o agente apresentou o resultado da imprudência e repassou com os colaboradores as condutas corretas. “A moto não é perigosa. Perigosa é a atitude do motociclista”, alertou.
O ajudante de pedreiro Leandro da Silva Souza (25) conhece essa realidade muito bem. Ele foi motociclista por oito anos e trabalhava sobre as duas rodas como entregador de gás de cozinha. Após sofrer alguns acidentes leves, ele percebeu o quanto a moto é insegura e, na primeira oportunidade, trocou a moto pelo carro.
Agora que é motorista de automóvel, ele ampliou ainda mais sua visão sobre as motos. “A maioria dos motoqueiros é imprudente. Eles fazem ultrapassagens perigosas, andam pela calçada: na minha época, eu pensava que este tipo de atitude era normal e hoje, sei o quanto prejudica o trânsito”, comentou.
Confira dicas da AMT sobre direção defensiva na moto:
a – Jamais conduza passageiros sem capacetes
b – Use sempre o capacete com a viseira abaixada. Isso protege seus olhos contra pequenos objetos, poeira e até contra insetos.
c – Não use os corredores entre veículos quando estes estão em movimento.
d – Não utilize aparelho celular enquanto dirige a motocicleta. Mesmo com fones de ouvido, o celular compromete a direção do veículo.
e – No período noturno, vista roupas claras. Facilita a visualização para os motoristas.
Sobre a Brasal Incorporações
A Brasal Incorporações, empresa responsável por cerca de 253 mil metros quadrados entre obras entregues e em construção no Distrito Federal (e outros dez empreendimentos serão entregues até 2013), iniciou suas operações em Goiás com o lançamento do FlamPark Residential Club, ao lado do Parque Flamboyant, e planeja uma relação sólida com o mercado goiano. A Brasal Incorporações é um dos quatro segmentos de negócios da Brasal, empresa com mais de 40 anos de história no Distrito Federal, um dos maiores grupos do Centro-Oeste que atua também no setor de refrigerantes, veículos e postos de combustíveis e hotel.
Informações à imprensa
Comunicação Sem Fronteiras – Assessoria de Imprensa da Brasal Incorporações
3522-3163