Comprar Imóvel Novo ou Usado: Investimento Imobiliário

2

Adquirir um imóvel é sonho da maior parte da população do país. Desde jovens, em início de carreira, à pais de famílias, todos buscam ter um lar, um lugar para chamar de seu.

Com o boom da economia brasileira dos últimos anos, muitos brasileiros podem agora realizar este sonho. Mas nem tudo são flores, principalmente para os novos investidores, pois escolher o imóvel adequado pode demandar certo tempo. A maior dúvida entre os iniciantes do mercado imobiliário é decidir entre um novo e um usado.

Com o poder de compra elevado de classes até então não muito favorecidas, a economia do país se mostra estável e com boas perspectivas para o futuro. Medidas adotadas pelo governo, e com a queda do dolar em 2008 e a recente crise na Europa, deixam os brasileiros cada vez mais otimistas em relação a economia.

Para atender a essa parcela da população muito significativa, milhares de casas populares têm sido construídas por todo o território nacional. E da mesma forma, é possível comprar imóveis já prontos, que estão à venda em imobiliárias. Com tantas opções, o investidor iniciante se sente perdido.

Como escolher o melhor imóvel: Novo ou Usado?

Se por um lado, os mais exigentes, preferem comprar na planta, por poderem ter melhor poder de escolha do que lhes parece ser o sonho em realização. Por outro, quem paga aluguel não tem tanto tempo para esperar. Os reajustes dos alugueis são elevados, e trata-se de um dinheiro de certa forma perdido, sem retorno.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

Em questão de financiamento em agências bancárias, não há muitas diferenças. Tanto imóveis novos, quanto usados são tratados da mesma forma, em linhas de crédito similares. A valorização do imóvel também não difere muito, visto que há no mercado essa valorização, isso por que trata-se de um desejo que é comum a todos, sem distinção.

Imóveis comprados na planta podem ser um grande risco, uma vez que as construtoras podem atrasar a entrega ou cobrar taxas não combinadas previamente. São diversos os fatores que atrapalham as construtoras, desde a disponibilidade de mão de obra qualificada no mercado de trabalho, o mau tempo, as perspectivas reais do mercado imobiliário, entre outras.

Já quando se compra um imóvel usado, você pode mudar assim que fechar o contrato. Uma boa reforma pode resolver todos os pequenos detalhes e sair bem mais barato. A melhor forma de investir em imóveis usados é por meio de uma imobiliária especializada no mercado brasileiro, para achar imobiliárias na sua região, sugerimos o Portal Imobiliárias Net. Comprar um imóvel direto dos donos antigos é muito arriscado, afinal você não terá nenhuma segurança.

Não importa qual seja a sua escolha, o primeiro passo é encontrar uma imobiliária de confiança e expor suas necessidades e expectativas. Investimentos imobiliários devem ser sempre acompanhados por profissionais da área.

Artigo enviado por: Portal Imobiliárias Net

Deixe seu comentário

2 COMMENTS

  1. Olá bom dia! Tenho uma duvida.. Compramos um AP novo de terceiros nunca habitado. Assinamos uma acordo de compra e venda, demos uma entrada conforme solicitado. Já fizemos a reforma com a autorizaçào do proprietario atual.. Podemos nos mudar assim que assinarmos o contrato no Banco? ou devemos aguardar o antigo proprietário receber o dinheiro? o que diz a lei? Obrigada Vanessa

  2. Ótimo artigo! Realmente um imóvel é um investimento e, por isso, é preciso pesar as consequencias e os retornos e não se guiar somente na realização do sonho da casa própria. O blog da imobiliária ImovelVIP (http://imovelvip.com.br/blog/) tem conteúdos que complementam bastante o seu, tanto sobre a diminuição do IPTU quanto a valorização com a proximidade de grandes eventos, como copa e olímpiadas.

    Abraçoooos!

Comments are closed.