Um bom corretor deve visar sempre ao bem-estar e à satisfação dos seus clientes
Do ponto de vista mercadológico, o corretor de imóveis é o profissional que realiza a intermediação de negócios imobiliários, estabelecendo um elo contratual entre o fornecedor e o consumidor, ou melhor, entre o atual dono do imóvel (vendedor/alienante) e o pretendente à aquisição desse mesmo imóvel (comprador/adquirente).
Ele poderá viabilizar negócios imobiliários tendo, de um lado, empresas (vendedoras ou compradoras) e, do outro, pessoas físicas (compradoras ou vendedoras); e também poderá ter pessoas jurídicas envolvidas dos dois lados (compradoras e vendedoras).
Além disso, as negociações imobiliárias normalmente abrangem riquezas e investimentos vultosos, promovendo a circulação de bens e finanças, alavancando a economia e, em consequência, estabelecendo condições de vida dignas para as pessoas.
Dessa forma, “pode-se perceber que a atuação do corretor de imóveis é essencial para o mercado imobiliário e, ainda, para a economia, a sociologia, a história, a arquitetura e o urbanismo, as relações humanas e diversas outras ciências que impactam na dinâmica social”, afirma Fernando de Magalhães Júnior, professor do curso Capacitação de Corretor de Imóveis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Assim percebemos o quão importante é o papel desse profissional, pois ele irá atender aos anseios e às expectativas da clientela que possui um perfil bastante diversificado, com características ecléticas e específicas. Além disso, deve ter preparo técnico suficiente para enfrentar a concorrência acirrada do mercado imobiliário.
A capacitação profissional exigida para que você possa desempenhar a função de corretor de imóveis de forma eficiente abrange:
– Conhecimentos sólidos a respeito do mercado imobiliário e dos diversos segmentos da clientela;
– Entendimento de finanças e de investimentos;
– Noções de arquitetura e engenharia e conhecimentos adequados para fazer a avaliação de imóveis;
– Trabalho com ética profissional, no atendimento dos clientes e no relacionamento com os colegas;
– Competência para explorar as estratégias de marketing para concretização das transações imobiliárias;
– Compreensão de dinâmica do mercado imobiliário, entre outros aspectos.
Comportamento
Uma característica indispensável ao sucesso do corretor de imóveis é a sua atuação fundamentada nos princípios da ética profissional. Como resultado de um comportamento ético, temos o relacionamento saudável entre as pessoas, a confiança mútua e o bem-estar social.
Do ponto de vista profissional, podemos dizer que as atitudes comportamentais do corretor de imóveis devem ser:
– Honestidade;
– Lealdade;
– Rendimento elevado;
– Respeito à dignidade humana;
– Sigilo profissional;
– Respeito às normas e obediência às condições preestabelecidas, entre outras.
Além disso, algumas atitudes são consideradas imprescindíveis para desempenhar um comportamento profissionalmente ético, tais como: agir com transparência; adotar conduta profissional exemplar, podendo servir de referência a outros profissionais; e respeitar seus colegas de trabalho. Por exemplo, não interferir em negociações já desenvolvidas por outro corretor de imóveis.
Excelente matéria.
Parabéns aos idealizadores!!!
Daniel Mazzeo.
Ótima matéria!
Parabéns aos idealizadores!
Daniel Mazzeo.
Comments are closed.