Publicidade Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na Accounttech
Home Blog Colunistas Como fortalecer sua rede de contatos

Como fortalecer sua rede de contatos

Como fortalecer sua rede de contatos
Seminário Mulheres no Mercado Imobiliário

Seja qual for a sua profissão, você sabe que ter uma boa rede de contatos é de fundamental importância. É através dela que você consegue parcerias, aumenta sua carteira de clientes, consegue indicações para jobs, fica atualizado sobre as últimas novidades do meio (e leia-se “fofocas” também), sabe quem assumiu aonde, que saiu de onde, qual as novas empresas concorrentes no mercado e as vagas que estão disponíveis.

Agora imagine a relevância de um boa networking para o corretor: ele é praticamente vital, principalmente para quem trabalha como autônomo. Mas como fortalecê-lo no seu dia a dia de forma que se transforme em uma ferramenta praticamente automática? Sim, isso é possível.

Uma boa rede de contatos, na verdade, acaba meio que funcionando sozinha, desde que bem trabalhada, é claro. Afinal, não basta ter um monte de nomes, telefones e e-mails na sua agenda nem centenas de amigos no Facebook. É preciso estratégia, principalmente para que as pessoas não se sintam usadas. Uma rede de contatos eficiente é aquela que é fortalecida aos poucos, dia após dia, através de um relacionamento consistente e – por que não? – vantajoso para ambos os lados.

Comece a formar a rede aos poucos

Se você é novo no mercado e quer começar a formar a sua rede de contatos, lembre-se que o princípio básico de qualquer relacionamento é a honestidade e a sinceridade. Se este relacionamento será meramente profissional ou acabará tornando-se uma grande amizade, apenas o tempo é capaz de dizer, mas estas devem ser a base desde os primeiros contatos.

E para fazer estes primeiros contatos, é importante que você conheça pessoas e se torne conhecido também. Frequente clubes, reuniões, networkings, assembleias da categoria, churrascos com o pessoal da imobiliária, vá ao futebol e até à piscina do condomínio. Um bom contato pode estar aonde menos se espera. Seja simpático, agradável e só fale sobre a sua profissão e saia distribuindo cartões se o encontro for realmente profissional. Caso contrário, deixe o assunto vir à tona naturalmente – e se não vier, relaxe, da próxima vez ele virá.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

Encare o networking como estratégia de crescimento

Esse relacionamento entre profissionais da mesma área é a parte mais importante da sua rede de contatos – que engloba todos os seus conhecidos, clientes em potencial. Você já conhece todas as oportunidades que podem ser criadas pela networking, mas talvez não saiba como mantê-la fortalecida. Uma boa dica é definir estratégia para cada profissional, tirando algumas horas semanais para cuidar dessa parte, ou seja, manter o relacionamento vivo.

Claro que é praticamente impossível falar ao telefone com todo mundo ou mandar e-mails personalizados para, digamos, 10 mil pessoas, então divida-as em grupos. Você pode mandar novidades para um grupo, telefonar para outro, dar mais atenção às redes sociais de outro. Procure oferecer alguma coisa que seja do interesse comum de cada grupo: uma notícia, um produto, um brinde. Às vezes encontramos com amigos em comum, é uma boa oportunidade para uma abordagem mais íntima.

Outra dica é anotar o máximo possível de informações sobre cada uma delas, até para não esquecer. Foram colegas de faculdade? Se conheceram no estágio? Ambos tiveram o mesmo primeiro emprego? Foram parceiros em alguma venda? Aquela pessoa o apresentou a alguém ou o indicou para algum negócio? Anote também as datas de aniversário e até se alguma coisa não muito agradável rolou em alguma ocasião: assim fica mais fácil não deixar que aconteça de novo ou evitar gafes.

E não esqueça: todo relacionamento deve ser uma via de mão dupla. Não espere o outro fazer um favor para depois retribuir, tome você a iniciativa. Dessa forma você estará fortalecendo sua rede de contatos e, quem sabe, até ganhando um grande amigo.

Quer saber mais sobre networking, ficou alguma dúvida? Como você faz para fortalecer o seu? Conte para a gente a sua experiência aqui nos comentários!

Fonte: Tecimob

Deixe seu comentário