Publicidade Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na Accounttech
Home Mercado Imobiliário Cofeci quer garantir corretores em lei sobre avaliação de imóveis

Cofeci quer garantir corretores em lei sobre avaliação de imóveis

0
Cofeci quer garantir corretores em lei sobre avaliação de imóveis
Seminário Mulheres no Mercado Imobiliário

Avaliação de imóveis – O Sistema Cofeci-Creci está atuando junto a parlamentares, na Câmara dos Deputados, para manter o direito dos corretores de imóveis de trabalharem como avaliadores imobiliários. O Projeto de Lei 2283/2021, de autoria do deputado Fausto Pinato (PP-SP), prevê a regulamentação da avaliação de imóveis públicos no Brasil. O texto original, no entanto, equivoca-se ao restringir as avaliações a engenheiros, arquitetos e agrônomos.

O presidente do Cofeci, João Teodoro, e o diretor-secretário, Sérgio Sobral, tiveram uma reunião com o relator do PL, deputado Fábio Reis (MDB-SE), para tratar do tema. “Viemos esclarecer as prerrogativas de cada profissional no mercado de avaliações, e compartilhar com o parlamentar o relevante papel do corretor de imóveis como avaliador, reconhecido pela sociedade, pelo mercado e por decisões anteriores que reforçam a competência da nossa categoria”, explicou o presidente Teodoro.

Reuniões com outros parlamentares deverão sensibilizar o Congresso Nacional a não convalidar um monopólio já quebrado pelo mercado. “Esse é um projeto excludente e corporativista, que cria reserva de mercado aos profissionais da engenharia e retira do mercado de trabalho um segmento que é nosso. Querem tomar dos corretores de imóveis esse filão de mercado, que é a avaliação de valor de mercado de imóveis”, complementa Teodoro.

Monopólio foi quebrado pelo STJ, em ação movida pelo Cofeci

O monopólio que dominava o mercado de avaliação de imóveis, concentrando essa prestação de serviços nas mãos de engenheiros, foi quebrado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), após longa batalha judicial travada a partir de ação de autoria conjunta do Confea e Ibape. “O corretor de imóveis é o profissional mais indicado para as avaliações de preços das propriedades”, explica o presidente do Cofeci, João Teodoro. Após seis anos como parte defensora dos corretores de imóveis, o Cofeci obteve a vitória. Em sentença decisória, o STJ declarou a competência profissional do corretor de imóveis para avaliações imobiliárias de propriedades públicas e privadas. “Esse PL surge na contramão do movimento global de quebra de monopólios. Estamos atuando para evitar que prospere tal situação”, informa Teodoro.

Fonte: Cofeci

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária