Cliente busca consultor de imóveis especializado

É importante o corretor de imóveis orientar o cliente tanto em relação ao bem imóvel quanto identificar seu poder de compra.

No momento da compra do imóvel, muitos clientes necessitam de orientação, tanto para assuntos relacionados ao bem imóvel quanto para identificar seu poder de compra, afinal, nem sempre estes sabem quanto têm disponível para financiamento imobiliário e qual prestação podem assumir mensalmente. E é nesse caso que o corretor de imóveis deve atuar como verdadeiro consultor.

“Seja em lançamento ou na comercialização de imóveis usados há corretores que finalizam contratos de promessa de compra e venda de imóveis levando o consumidor a erro”, alerta o corretor de imóveis, Rodrigo Barreto.

Tem casos que a má consultoria pode resultar em processo na justiça. Barreto, em seu blog, cita o caso de um corretor de imóveis na cidade de Goiânia (cujo nome não foi divulgado), que induziu uma cliente a assinar um contrato de compra e venda de imóvel, garantindo que, com a renda, a mesma conseguiria financiar o bem através do programa Minha Casa, Minha Vida.

“A cliente não consegui realizar o financiamento conforme informada pelo corretor e logicamente, solicitou o ressarcimento do valor da entrada que havia pago no ato da assinatura do contrato. A imobiliária, por outro lado, se opôs na devolução do valor, em função deste se tratar de comissão pelos serviços prestados pelo corretor. Como fica a imagem da imobiliária e do corretor de imóveis nesse processo?”, questiona Barreto.

Trabalhe com zelo

Tanto o corretor de imóveis quanto a imobiliária podem ter sua imagem em xeque durante a transação. O importante é priorizar um trabalho com zelo e passar uma imagem positiva da sua atuação. “Seja sincero e prestativo para ser lembrado como verdadeiro consultor”.

Quanto ao consumidor, confira as dicas de Rodrigo Barreto no momento da compra do imóvel:

1) Fique atento a todas as cláusulas contratuais.

2) Verifique todas as certidões necessárias para concretização da negociação.

3) Não assuma risco de aceitar promessas verbais.

4) Caso esteja tudo em ordem com as documentações pertinentes e, no contrato, estiver explícito tudo o que o corretor informou, assine com confiança.

Fonte: Redação Redimob

Deixe seu comentário