Crédito imobiliário árduo caminho até a liberação

1
Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na accounttech

Não bastassem os juros altos, o crédito imobiliário ainda enfrenta uma longa tramitação entre o pedido e a liberação dos recursos. No Brasil, este processo pode chegar até há um ano. Na Bahia, demora cerca de três meses. Segundo o corretor José Alberto  Vasconcelos, a fase de avaliação do imóvel, antigo entrave, está mais ágil, levando cerca de 30 dias. O problema maior agora está no registro dos imóveis nos cartórios, que pedem até dois meses.

Vasconcelos esclareceu que mesmo liberado o recurso do financiamento só cai na conta do comprador quando apresentada as certidões de nada consta do imóvel, do comprador e do vendedor.  “O cartório (extrajudicial) já está privatizado em Curitiba e São Paulo e em Salvador só estamos tendo cartório privatizado agora”, comparou.  “Mas estou otimista. Os cartórios estão em fase de transição”.

Para o Banco do Brasil, porém, o problema maior reside na documentação. “No crédito imobiliário, a análise documental é o que determina quanto tempo será necessário para que o cliente tenha a operação finalizada. A entrega completa e em um único momento, de todos os documentos solicitados, é muito importante para acelerar o processo e evitar problemas, inclusive junto aos cartórios”, afirmou o BB, em nota.

O diretor-secretário do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-BA), Francisco Helder, citou como empecilho na Bahia a adoção das mesmas regras em todos os estados, sem levar em contas desigualdades regionais e entre municípios. “(Os financiadores) fazem exigências como o habite-se no Brasil inteiro. Mas as condições da prefeitura de São Paulo ou Rio Grande Sul não seja as mesmas”, completou.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

Hélder observou que os tribunais de Justiça gozam de estrutura diferenciada em cada unidade federativa.  Ainda no campo do Judiciário, Helder combate a exigência de a incorporadora não tenha pendências trabalhistas. “Qual a construtura no Brasil não tem de 20 a 30 processos trabalhistas em andamento?”.

Analistas de mercado reconhecem avanços. O corretor baiano José Alberto Vasconcelos destaca que o processo de avaliação do imóvel, entrave grande no passado, nunca foi tão ágil. “Se não houver problema no imóvel ou nas certidões, tudo se resolve em 30 dias”. Com a ajuda de um corretor profissional, o comprador já é orientado sobre como proceder para obter a liberação mais rápida.

BB promete resultado em dois dias

O Banco do Brasil garantiu a tramitação do pedido de crédito em dois dias, caso não haja problema com a documentação. “No Banco do Brasil, a análise de crédito é realizada de forma automática e o resultado para o cliente é imediato. Caso seja necessária a confirmação de informações cadastrais e de crédito, o resultado está disponível em até dois dias”, afirmou o BB, via assessoria na Bahia. Segundo nota enviada pela instituição, os cartórios não são o entrave principal. “o mais comum é a ausência de documentos para que o Banco possa concluir o processo no menor tempo possível e com total segurança para o cliente”.

O BB sustenta ainda que o aquecimento do mercado obrigou a uma revisão dos processos, “com investimentos em tecnologia, como ferramentas para automação e gestão do processo e treinamento para oferecer aos clientes comodidade e conveniência na contratação do financiamento”. A instituição afirmou ter uma carteira de R$ 8,5 bilhões em crédito imobiliário,  o que garante o quinto lugar no mercado, com quatro anos de atuação. Contabilizando todas as operações, o BB é o maior banco do país em ativos.

Fonte: Tribuna da Bahia

Deixe seu comentário

1 COMMENT

  1. Os bancos invadem as mídias iludindo o povo ao fazer propaganda de crédito imobiliário fácil e rápido em no máximo 30 dias e não explicam que essa facilidade e rapidez se dará somente após cumprida toda uma série de exigências burocráticas junto à cartórios, tribunais, órgãos estaduais, municipais e federais que não oferecem nenhuma rapidez e facilidade, muito pelo contrário, parecem ter prazer em dificultar absolutamente tudo. E o corretor de imóveis honesto (àquele que não suborna ninguém) fica levando a culpa e sendo tachado de incompetente. Pronto falei!!

Comments are closed.