Quando falamos em Tecnologia no Mercado Imobiliário muitas coisas devem vir a sua cabeça. Quantas e quantas novidades não aparecem diariamente para mudar nossas vidas, não é mesmo?
Mas se falarmos sobre a Tecnologia no Mercado Imobiliário, o que podemos prever?
Antes, gostaria de listar algumas mudanças com grande impacto no Mercado Imobiliário:
- Anúncios dinâmicos saindo do papel (Jornal) para anúncio Digital
- Fotos e especificações dos imóveis cada vez mais precisas, reduzindo o tempo de busca dos clientes e consequentemente obtendo um aumento na assertividade da busca dos imóveis
- Rapidez e agilidade na documentação dos envolvidos (compradores e vendedores) e também do imóvel envolvido na negociação
- Assinaturas em contratos digitais, sem a necessidade de estar presente para assinar, o que reduz bastante o tempo de fechamento.Todos esses pontos sofreram melhorias e puderam ser agilizados exponecialmente, se compararmos com como era feito antigamente.Mesmo com essas melhorias, atualmente existem muitas questões que deveriam ter um olhar mais próximo da tecnologia.
O que podemos esperar da tecnologia no Mercado Imobiliário?
Um dos pontos que acabam “atrasando” uma negociação são as burocracias existentes na hora de registrar um contrato com o Registro de Imóveis, Cartório de Notas, verificação da documentação, verificação de ônus existentes e débitos condominiais, entre outros pontos que acabam criando uma lentidão na finalização do negócio.
Com as tecnologias existentes pode-se esperar um grande avanço e uma possível unificação na leitura desses dados, a fim de que seja comprado ou vendido um imóvel de forma segura, transparente e sem surpresas!
Uma tecnologia diferenciada que vem trazendo excelentes resultados no mercado financeiro é o BLOCKCHAIN.
Blockchain é a tecnologia utilizada para fazer as transações entre as chamadas MOEDAS VIRTUAIS ou, a mais conhecida delas, BITCOIN.
O blockchain é uma cadeia de blocos que contém informação, e funciona como um registro público de tudo que acontece na rede.
Cada bloco contém informações relacionadas às transações passadas e cada vez que um novo bloco é gerado pela rede, ele se junta à rede original de blocos.
Quando uma nova transferência é feita junta-se com as informações do bloco anterior, onde existem histórios das transações antigas , aumentando assim a segurança e evitando falsificações nos registros existentes.
Mas onde entra o Blockchain na tecnologia no Mercado Imobiliário ?
Se utilizarmos o Blockchain como registro e fonte de dados para garantirmos segurança das transações, iremos reduzir muito o tempo de finalização e transferência de um imóvel de uma pessoal para outra, já que isso pode ser feito online e em tempo real.
Obviamente devem existir regras e serem criadas formas de verificar a originalidade das transações, porém o Blockchain pode ser realmente muito promissor para a tecnologia no mercado imobiliário.
Veja o Infográfico abaixo explicando todas as funções que o Novo Mercado Imobiliário pode ganhar com a inclusão do Blockchain nos registros de transações imobiliárias.
Quer divulgar esse infográfico no seu site? Copie o código abaixo!
Compartilhe esta imagem no seu site!
Toda tecnologia que for utilizada para melhora do dia a dia é bem vinda, esperamos que o Mercado Imobiliário seja impactado de forma que as transações que já são feitas tenham maior autonomia, rapidez, facilidade e principalmente segurança.
Lembrando que a importância do corretor de imóveis será cada vez maior, pois apesar de muitas informações disponíveis no mercado, eles são os conhecedores e profissionais na hora de indicarem o melhor negócio para você.
Desde a apresentação, negociação e até o suporte nas questões contratuais do imóvel, você poderá contar com o seu corretor para ajudá-lo a evitar surpresas desagradáveis.