Como todos sabem em 2018 é ano de eleições no sistema COFECI/CRECI o que deveria ser motivo de orgulho para os corretores de imóveis, pois poderiam escolher seus presidentes de conselho. Porem em 2018, isso dificilmente vai ocorrer, pois todas as chapas que concorreriam com os atuais presidentes foram impugnadas.
Em alguns estado é comum ter chapas únicas, pois além de terem grupos fechados na direção do CRECI não tem grupos de oposição articulados para participar da disputa. Porem com as ultimas perdas que os corretores de imóveis tiveram. Desde ter que fazer a declaração de inocorrência todos os anos sem direito a recorrer da multa até a perca da tabela de honorários, deixando os corretores de imóveis muitas vezes reféns de clientes que não cumprem acordos ou querem fazer leilão dos honorários do corretor.
Porque o CRECI é um bom negócio?
Infelizmente o CRECI é um bom negócio para muitas pessoas. Desde viagens grátis para todo o Brasil e exterior, ganho de diárias, acesso a informações de mercado etc.
Deveria constar nos sites dos CRECIs o link do portal da transparecia com o que foi pago de diárias para presidentes, conselheiros etc. Mas dificilmente você vai achar esse link no site.
E porque está tão difícil concorrer ao CRECI
Antes já era difícil tanto que temos grupos com mais de 18 anos no poder em vários estados. Mas com o avanço das redes sociais ficou mais fácil divulgar irregularidades, reclamar de gestão etc. Então uma das formas de blindar quem já está no poder e é do grupo que elege o Presidente do COFECI foi criar um edital onde facilita para quem já esta no poder se candidatar e barrar qualquer candidatura de oposição, pois quem julga os recursos é uma comissão do próprio COFECI. E quem teve a candidatura impugnada tem um dia útil para recorrer, ou seja, em alguns casos praticamente impossível.
Deixe seu comentário, compartilhe esse post, envie para os amigos. O corretor de imóveis merece escolher quem o representa.