Se você, perguntar a um corretor de imóveis no início de sua carreira o que ele está planejando para o futuro após encerrar sua carreira no mercado imobiliário, certamente ficará surpreso, pois a resposta certamente será: “ no momento não existe planejamento algum ou ainda é muito cedo para eu pensar nisto”.
O corretor de imóveis como todo profissional liberal deve começar cedo a planejar seu futuro, pois em determinado tempo terá que diminuir o ritmo ou parar de trabalhar. Ai vem outra pergunta: de onde vira o seu rendimento.
O planejamento ideal de um profissional liberal para o futuro é ter a consciência de que o tempo passa rápido, que o envelhecimento é fatal e que ele precisa construir uma forma de sustentabilidade que lhe proporcione no futuro uma vida saudável, digna, feliz e sem maiores preocupações, especialmente, as financeiras. No caso específico do corretor de imóveis que como todo profissional liberal trabalha por conta própria, o planejamento de seu futuro ganha especial interesse, pois depende exclusivamente dele.
Vejamos algumas opções que o corretor de imóveis pode adotar visando o seu planejamento para o futuro:
– Contribuição para um sistema de previdência público através de contribuição ao INSS
– Previdência privada
– Investimentos em ações
– Poupança
– Investimento em fundo de renda fixa ou variável
– Investimentos imobiliários onde o corretor tem mais facilidade de encontrar ótimos investimentos durante a carreira.
Existem varias formas de investimento procure uma que se adeque a seu perfil no momento, pois mesmo que você poupe um pouco de cada vez em alguns anos terá um bom pé de meia para viver com tranquilidade.
Responsável pelo Blog Marketing e Publicidade Imobiliária
Autorizo usar este artigo desde que mantenha os links e faça referência ao autor: