Essa decisão vai muito além do gosto pessoal, pois vários outros fatores precisam ser levados em conta quando se planeja investir em um imóvel. Por isso, veja a seguir as principais vantagens e desvantagens de cada estilo de moradia, e tenha elementos para fazer sua escolha.
1. Casa térrea
É uma excelente alternativa para quem prioriza a facilidade de locomoção, uma vez que este estilo de residência não possui escadas. Assim, qualquer mudança de móveis, limpeza e manutenção do ambiente podem ser feitas com muito mais facilidade. Da mesma forma, o deslocamento dos moradores é mais seguro, especialmente no caso de idosos, crianças e portadores de necessidades.
A limitação do aproveitamento de espaço na construção desse tipo de moradia é sua principal desvantagem. Enquanto o sobrado aumenta verticalmente, a casa térrea só pode aumentar horizontalmente e, por esse motivo, precisa de um terreno bem maior para oferecer a mesma área útil que seria disponibilizada em um sobrado.
2. Sobrado
É possível aproveitar muito bem o espaço distribuído em dois pisos e ainda deixar alguma área livre no terreno, dependendo da situação. Além disso, a divisão da residência em dois andares permite que você separe mais facilmente a área privada familiar do espaço para visitas.
Com relação ao interior da habitação, o sobrado tem a desvantagem das escadas, que dificultam o dia a dia de idosos, crianças e/ou pessoas portadoras de necessidades especiais. Por outro lado, o fato de esta edificação ser mais alta e estreita, usualmente faz com que ela seja mais ventilada e forneça, na maioria das vezes, uma vista mais favorecida da região.
Como você pode ver, tanto o sobrado quanto a casa térrea têm vantagens e desvantagens. Por isso, considere as necessidades e preferências de quem viverá com você, bem como seus planos de vida. Com essas informações, você poderá avaliar a melhor opção para o seu contexto e fazer a escolha certa.