Corretor de Imóveis: o modelo atual não é transparente

1
Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na accounttech

Não importa o quão desenvolvido e capacitado for o mercado imobiliário, em qualquer parte do mundo, clientes compradores e vendedores buscam a mesma coisa. Quem vende quer vender seu imóvel pelo melhor preço no menor tempo possível, quem compra, quer comprar o melhor imóvel que o seu dinheiro possa pagar sem pressa para fazer essa escolha.  No meio de tudo isso está um personagem chamado Corretor de Imóveis que vive de comissão.

Os corretores de imóveis no Brasil sofrem com uma visão de que sua profissão não é importante, não agrega valor nas operações imobiliárias e em algumas vezes são vistos como um “mal necessário”, é assim que definem alguns clientes e eu já ouvi isso de alguns amigos, quando possível tentam fazer de tudo para se livrar do corretor e fazer o negócio por conta própria. Triste isso.

Agora, se você pensar bem isso é compreensível, e alguns vão me xingar e outros concordar, mas o modelo de negócios no Brasil está errado. É um modelo que não gera confiança, não traz credibilidade e  não tem nenhuma transparência. É a tal história, não basta ser honesto, tem que parecer honesto. No Brasil o corretor de imóveis em muitos casos é o captador e o vendedor do imóvel, como garantir que ele está preocupado em  vender o seu imóvel pelo melhor preço, como garantir que ele está te apresentando o melhor que  o seu dinheiro pode pagar se ele tem as duas pontas na mão e ganha uma comissão se concretizar o negócio? Difícil não é?

Em países como os EUA você normalmente tem dois corretores envolvidos em uma transação, o que defende os interesses do comprador e o que defende os interesses do vendedor, isso gera transparência, gera credibilidade e acima de tudo, gera valor agregado para o corretor de imóveis. Ele passa a ser um elemento fundamental, sendo um especialista, ao defender aquilo que o seu cliente procura.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

Esse é na minha opinião o maior problema que o corretor de imóveis enfrenta na valorização de sua profissão. No Brasil ele é “advogado” de duas partes, isso é um grande complicador para que sua atividade seja considerada transparente e isenta de oportunismo, aqui ele pode ganhar mesmo quando um dos seus clientes perde, ele exerce esse juízo em pró do seu bolso.  Acho que esse tema merece uma reflexão por parte do mercado, o quanto todos ganhariam se em cada operação existissem dois corretores de imóveis? Os melhores e mais preparados teriam maior reconhecimento, seriam mais procurados, fidelizariam clientes e acima de tudo teriam credibilidade.

Quem pode mudar isso? Você corretor. Você empresário imobiliário. E principalmente você cliente, exigindo que o seu corretor defenda exclusivamente a sua parte, seja ela de compra ou venda de um imóvel.

Por: Guilherme Carnicelli

Fonte: Guilherme Online

Deixe seu comentário

1 COMMENT

  1. Acontece que se o cliente contratar um corretor para buscar um imóvel e realizar a compra, o cliente terá que arcar com a comissão deste, prevista em lei e quase nunca querem fazê-lo. Este não é um trabalho gratuito que o corretor contratado para vender dividirá sua comissão.

Comments are closed.