A importância dos relatórios para imobiliárias e corretores de imóveis

0
Home for sale
Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na accounttech

A divulgação de imóveis hoje em dia consiste em uma complexa combinação de atividades que demandam tempo, conhecimento técnico e muitas outras habilidades. Sendo assim é fundamental que se tenha um entendimento profundo do que cada uma dessas atividades pode trazer de resultado para seu negócio para que não desperdice tempo, energia e dinheiro com atividades que não trarão resultado.

Conheça seus números atuais

Medir e compara é uma das atividades mais básicas de marketing. Sendo assim, antes de falarmos sobre qualquer estratégia de divulgação, vamos ter em mente quais são os números atuais. Você sabe exatamente quantos contatos novos você capta por mês? Quantas visitas seu site recebe por mês? Quantos novos seguidores sua página do facebook recebe por mês? Quantas vendas você fecha em um mês ou trimestre ou semestre? Quanto você investe em marketing por mês? Esses números serão o ponto de partida para que você possa iniciar e/ou aprimorar um trabalho de divulgação de imóveis.

Relatórios são legais

Muitos desses números você pode saber de cabeça, mas o ideal é que você tenha isso em relatórios. Os relatórios vão apresentar informações brutas de forma mais clara e amigável. Ao saber exatamente o número de visitas que o site da sua imobiliária recebe, quantos contatos você capta, quantas vendas são realizadas, você terá um raio X do seu negócio tornando muito mais fácil direcionar seus investimentos de divulgação. Veja alguns relatórios que todo corretor de imóveis e imobiliária deve ter.

Veja 5 relatórios fundamentais para sua imobiliária

1 – Visitantes únicos acumuldos

Este é um relatório onde se analise o número de visitantes únicos (ou seja visitantes diferentes) acumulados dentro de um período.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

Em geral, este relatório é sobreposto em relação ao mesmo período de mês anterior. Desta forma é possível saber se até o presente momento, seu site está tendo mais ou menos visitas em relação ao mesmo período do mês anterior.

Veja o exemplo que pode ser visto no Imobilinks abaixo:

Captura de Tela 2016-07-06 às 18.50.02.png

Podemos ver que até o dia 6 de julho o site teve 78 visitantes únicos que são 29 visitas a menos que o dia 6 de junho representando uma queda de 27,1% em relação ao mesmo período de mês anterior.

Com este informação em mãos, você pode pensar em criar novas campanhas de marketing online no Google ou no Facebook por exemplo.

Uma vez sabendo o número de visitantes no site, é interessante saber o número de leads ou de contatos captados pelo site.

2 – Leads acumulados

Este relatório informa quantos contatos foram captados pelo site. Além disso ele ele compara a performance em relação ao mesmo dia do mês anterior.

Você pode analisar isso junto com o volume de visitas e chegar ao valor da sua taxa de conversão. Por exemplo:

Captura de Tela 2016-07-06 às 18.46.29.png

Tendo:

43 leads acumulados até o dia 6. Considerando o relatório anterior, sabemos que o site teve 78 visitantes únicos, com isso podemos chegar a seguinte taxa de conversão:

43/78 = 55%

Ou seja, mais da metade dos visitantes do site estão entrando em contato. Essa é uma informação valiosa para se saber, porque permite que você saiba quantos visitantes devem ser atraídos para o site para que se bata uma determinada meta de captação de contatos ou leads pelo site.

3 – Origem do tráfego

Sabendo o volume de visitas, você deverá analisar de onde vem esses visitantes. Alguns exemplos de canal:

Google Orgânico – Resultado da busca orgânica do google

Email – Resultado de ações de email marketing

Social – Vindos de redes sociais como LinkedIn, Facebook, Google +, Twitter e outras

Direto – Quando o visitante vem diretamente para o seu site

Referência – Quando o visitante vem de links de outros sites que apontam para o seu

Veja o exemplo que pode ser visto no Imobilinks abaixo:

Captura de Tela 2016-07-06 às 18.45.49.png

Sabendo o volume de visitas, leads e a origem do tráfego, é hora de saber quem são os visitantes.

São novos visitantes resultado de ações de marketing como campanhas de Facebook Ads ou Google AdWords ou são visitantes que já conhecem o site e estão retornando?

4 – Novos visitantes e visitantes retornando

É importante analisar quem são os visitantes para saber se as campanhas de marketing estão alcançar novos clientes ou se está chegando as mesmas pessoas que já conhecem a sua imobiliária.

Captura de Tela 2016-07-06 às 19.05.54.png

Neste relatório podemos ver que 47 são novos e 28 são visitantes retornando. Analisando a performance, é possível saber que no mês corrente está havendo um maior retorno de visitantes no site do que visitantes novos.

5 – Visitas por dia

Este relatório é excelente para que analise se ocorre algum dia da semana que se tem mais visitas ou também se houve alguma campanha que gerou um pico de acessos ao site. Veja o exemplo abaixo:

Captura de Tela 2016-07-06 às 18.46.01.png

Fonte: Imobilinks

Deixe seu comentário