Dicas para abrir uma imobiliária

0
Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na accounttech

As primeiras orientações para seu negócio começar bem

Hoje o mercado imobiliário, é uma área que esta em alta, devido ao fato do poder aquisitivo do brasileiro ter melhorado. A facilidade para se adquirir um imóvel e a copa do mundo, aumentam a possibilidade das vendas de imóvel no Brasil para estrangeiros.

Para quem esta pensando em abrir uma imobiliária, é uma boa hora!

Algumas dicas podem ajudar no procedimento, vamos ver quais são?

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

Passo 1 – CRECI

Para atuar no ramo imobiliário é necessário se especializar, começando com um curso para tirar o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). É necessário possuir o 2º Grau completo e cursar o TTI – Curso Técnico em Transações Imobiliárias, ou curso superior em “Gestão Imobiliária” o que dispensa o curso técnico.

Passo 2 – Localização

O importante na hora de abrir uma imobiliária é pensar em um local que possua fácil acesso e fique em evidência, afinal, a propaganda é alma do negócio.
Facilidade para os seus clientes, como estacionamento próprio, contribui para a acessibilidade e gera um número maior de clientes para a sua carteira.

Passo 3 – Estrutura

A estrutura de uma imobiliária vai depender do número de corretores que irá compor sua equipe.
Imobiliárias de menor porte conseguem trabalhar em um local divido em dois ambientes: recepção e sala para atendimento. Mas, quanto mais completa a infra-estrutura da imobiliária, como sala de reunião para impressionar o seu cliente na hora da apresentação dos imóveis, recepção com máquina de café, TV, etc, mais suporte você terá na hora de atender seu cliente.

Passo 4 – Equipamentos

Os equipamentos necessários são:
• Telefone (Fixo e Celular);
• Computadores, notebooks ou tabletes que hoje são bastante funcionais e compactos;
• Máquina fotográfica digital;
• Móveis e utensílios para escritório;
• Cafeteira ou máquina de café e filtro de água;
• TV tela plana (opcional);
• Projetor (opcional);
• Impressora multifuncional.

Passo 5 – Disposição

Trabalhar no ramo imobiliário requer disposição e um bom relacionamento com os seus clientes e futuros “captadores” (ex: porteiros, zeladores, etc).

Passo 6 – Horário de funcionamento

Normalmente o horário de funcionamento de uma imobiliária é das 8:00 horas às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira, com plantão aos domingos. É nos fins de semana que a maioria dos clientes têm tempo disponível para procurar um imóvel. Durante a semana o expediente poderá se estender por algumas horas, quando chegam clientes para negociação ou atendimento.
Os imóveis oferecidos podem, também, ser indicados pelos próprios proprietários que vão até a imobiliária. As imobiliárias são remuneradas pelas comissões sobre as vendas ou locações e taxas de administração das carteiras de locação e de condomínios.

Passo 7 – Legislação específica

Torna-se necessário tomar algumas providências para a abertura da imobiliária, tais como:

* Registro na Junta Comercial ou Títulos e Documentos;
* Registro na Receita Federal;
* Registro na Prefeitura do Município;
* Registro no INSS; (Só quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal);
* Registro no sindicato patronal;
* Registro no CRECI.

O novo imobiliarista deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às exigências com relação à localização e também obter o Alvará de Funcionamento.

Também se faz necessário que a imobiliária trabalhe de acordo com a Lei n° 6.530/ 78, que rege esta atividade.

banner_curso_novo

Registro Especial

Para estar totalmente regularizada a imobiliária, depois de constituída junto aos órgãos competentes, deve obter o registro no CRECI. (Fonte: SEBRAE)

Como vimos, para abrir uma imobiliária é só seguir estes passos para concretizar o seu objetivo. Já para conquistar novos clientes e efetuar captações, mais do que seguir etapas, vai ser necessário ter muita disposição, bom humor e empenho!

Fonte: O Gestor Imobiliário / UniversidadeGaia

Deixe seu comentário