Atuar no mercado imobiliário é saber que tem que está preparado e disposto a tudo. Mais do que disposição, o profissional além de vender bem precisar captar imóveis. A captação dos imóveis é uma das estratégias imprescindíveis na corretagem, é o primeiro passo que o corretor deve dá. Só depois de criar uma extensa carteira de imóveis, é hora de pensar nas vendas e locações. E isso requer um pouco de trabalho para o corretor de imóveis, porém nada que seja impossível.
É na captação que pode ser gerado grandes retornos, porém tem que saber como fazer, não basta ir atrás de um proprietário e pedir para vender ou alugar o imóvel, o objetivo é fazer com que o proprietário esteja convencido que o imóvel estará em boas mãos e além disso, que você é um excelente profissional e tem capacidade de realizar a venda ou a locação do imóvel.
Você deve esta pensando, se não é tão simples assim, então como captar imóveis de uma forma que possa gerar bons resultados? Bom, iremos abordar algumas dicas fundamentais para ser realizar uma boa captação, tanto para venda quanto para locações.
Busque os imóveis
O primeiro passo é buscar os imóveis, faça uma busca na internet por imóveis em anúncios, pesquise por regiões próximas onde atua, é válido procurar em portais imobiliários onde poderá filtrar as informações. Depois vá as ruas, primeiro inicia pelos bairros e depois por cidades. Para isso é necessário ter disposição, a sua caminhada poderá ser extensa, como dica, vá em comércios, em portarias de prédios.
Entenda o proprietário (cliente)
O mais importante é você colher informações sobre o proprietário e do imóvel para repassar para o cliente. Então, entenda o proprietário, pergunte quais são os objetivos de retorno dele sobre o imóvel, por que deseja vende ou alugar o imóvel, é válido perguntar se o proprietário possui outros imóveis que deseja realizar negociações. Nessa hora é preciso escutar o proprietário!
Estabeleça um relacionamento com o proprietário
Depois de conseguir uma boa carteira de imóveis e entender melhor sobre as perspectivas dos proprietários, se aproxima, crie um laço de uma forma que ele confie em você. Passe a ele o seu objetivo e a sua proposta, afirme a ele o quanto é profissional e pode vender ou alugar o imóvel. Lembre-se, só fale ou prometa aquilo que poderá fazer, não faça nada além do seu alcance, isso poderá te comprometer.
Avaliação do Imóvel e documentações
Além de captar o corretor precisar realizar uma checagem no imóvel, se possível fiscalize o imóvel todo, cômodo por cômodo, instalações, enfim, dê uma analisada geral. Dessa forma poderá combinar com o proprietário o que pode ser feito para melhorar o imóvel, uma pintura, trocar interruptores, torneiras, tudo que será necessário para melhorias.
Depois de tudo certo, você pode avaliar o imóvel, quanto o imóvel vale para venda ou se for aluguel, vale considerar a localização, o tipo do imóvel e outros.
Fique de olho na documentação do imóvel, se o IPTU está em dia, escritura, registro da escritura, é importante consultar lá cartório de registro de imóveis a Certidão negativa de Ônus e verificar a situação do imóvel.
Controle das captações
Depois de tudo realizado e o proprietário aceitar a sua proposta, lance todos os dados do imóvel, corretor responsável e do proprietário em um CRM imobiliário, como o da plataforma ville imob, e adicione todas as características do imóvel.
Faça um documento formal e dê ao proprietário para assinar ficando com uma via, sendo assim um meio de segurança para você e o proprietário. Esse documento é uma autorização para mostrar o imóvel para venda ou locação, podendo ser de forma exclusiva ou não.
Lembre-se! Busque sempre o retorno da venda e porcentagem justa em suas captações, ofereça o melhor de si pois estará se tornando um grande gerador de negócios.
Sucesso e boas vendas!
Sabrina Rozindo
Depto de Marketing – Software ERP ville Imob
uma solução da villevox Comunicação e Marketing