O que é SEO e como utilizá-lo para otimizar o seu site

0
Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na accounttech

Atualmente, entender sobre marketing digital pode ser um grande diferencial para os corretores de imóveis. E, entre as ferramentas disponíveis no marketing digital, uma mostra-se especialmente importante: o SEO. Mas, você sabe o que é isso?

O que é SEO?

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas para otimização de sites para que eles sejam encontrados por buscadores na internet, como o Google ou Yahoo. O SEO não somente faz com que o site seja encontrado, mas que seja melhor posicionado nas buscas realizadas, fazendo com que os sites recebam maior visibilidade e aumentem seu número de visitas.

Embora o posicionamento nos sites de busca como o Google dependa, em grande parte, do conteúdo e de sua estrutura, há diversas técnicas que fazem com que um site seja otimizado para melhorar seu posicionamento. Veja nossas dicas a seguir!

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

1. Use palavras-chave

Tópico básico para o trabalho de SEO, significa que o seu site precisa citar o termo que está sendo buscado. E, se essa palavra-chave estiver no endereço do próprio site, isso ajuda ainda mais.

Por exemplo: se você acredita que o seu potencial cliente fará buscas como “compra de imóveis na cidade xxx” ou “aluguel de salas no bairro y”, seu site deve conter exatamente essas palavras-chave para que, quando alguém fizer a busca, haja mais chances de seu site aparecer entre as primeiras posições do buscador.

2. Aprimore o conteúdo

Perceba como é importante dedicar-se à criação do conteúdo de seu site. Assim como os termos essenciais precisam estar presentes nas palavras-chave, eles devem também estar inseridos no conteúdo de seu site. Assim, na hora de planejar seu conteúdo, já tenha em mente como inserir as palavras-chave de forma relevante nos textos.

Atenção: não basta apenas repetir os termos-chave de forma aleatória, isso é conhecido como SEO black hat, é considerado antiético e pode acabar prejudicando o seu site, além de fazer com que o internauta não volte a visitá-lo.

Assim, é preciso citar as palavras-chave em meio a conteúdos atrativos para o seu público, que, de fato o ajude e forneça as informações que ele está buscando. Isso fará com que mais pessoas cliquem em seu site, o que fará com que seu ranqueamento no Google e demais sites de busca melhore.
Outra dica importante sobre o conteúdo é oferecê-lo sob diferentes formatos. Textos, vídeos, áudios… Isso faz com que seu site ganhe pontos nos mecanismos de buscas e o torna mais atrativo a seu potencial cliente. Entretanto, invista no desenvolvimento de conteúdo próprio, apenas copiar e colar fará com que seu site perca a relevância e seja rebaixado nos sites de buscas.

3. Aposte na navegabilidade

Outro ponto importante para melhorar a experiência do usuário e o posicionamento do site é a navegabilidade. É por meio dela que o visitante saberá em que página ou local do site ele encontrará as informações que procura.

Todo o site possui uma página inicial, que normalmente é também a página mais visitada do site, nessa página é importante que o internauta encontre as informações mais gerais e abrangentes e entenda em que link ou página deve clicar para continuar sua visita e encontrar o conteúdo que ele procura. Lembre-se que cada página do site precisa ser nomeada de forma simples e representativa para facilitar a navegação no site.

4. Otimize as imagens

No SEO, a otimização de imagens é um ponto importante. A otimização inicia com a nomeação correta das imagens. Por pressa ou vontade de atualizar rapidamente o seu site, pode ocorrer de você colocar lá imagens com títulos automáticos como “Imagem 1” ou “foto 3”, mas isso poderá prejudicá-lo sobretudo quando o cliente fizer buscas por imagens.

Assim, se sua imagem tiver um título como “apartamento Rio”, poderá ser um diferencial para ajudá-lo a ser encontrado pelos sites de buscas. Outro ponto importante é salvar suas imagens em formatos que sejam amplamente suportados, como JPEG, GIF e PNG.

5. Divulgue

Divulgar o seu também ajuda no SEO, pois quanto mais pessoas estiverem visitando o seu endereço virtual, mais os mecanismos de busca perceberão a sua relevância. Lembre-se de divulgar o seu site ou blog para os seus clientes, informando-os de que sempre há conteúdo atualizado por lá.

Se você tem perfil profissional ou página em mídias sociais, aproveite para divulgar seus conteúdos por lá. Outro fator avaliado por buscadores como o Google é se o seu site é apontado por outros sites. Assim, avalie divulgá-lo em blogs ou sites de sua categoria, de colegas, etc.

O corretor de imóveis deve utilizar todas as ferramentas que possam ajudá-lo a vender mais e a se diferenciar no mercado imobiliário. O SEO é um conjunto de técnicas que podem fazer com que seu site seja mais visitado e que apareça melhor posicionado em sites de buscas como o Google.

Obs: Clientes Tecimob não precisam se preocupar com a parte de SEO em seus sites, já que o próprio sistema fica responsável pela otimização e indexação dos imóveis e das imagens.

Encontre aqui mais dicas para fazer com que seu site apareça nas buscas do Google e, para aprender mais sobre marketing digital, confira o eBook específico que preparamos para que o profissional imobiliário construa sua estratégia de marketing digital de forma simples e eficiente!

Fonte: Tecimob

Deixe seu comentário