É natural que corretores de imóveis sintam-se inseguros em alguns momentos, principalmente quando estão iniciando no mercado imobiliário. Entretanto, é possível contar com algumas recomendações e dicas para compreender mais sobre liderança e negociação.
Pensando nisso, resolvemos indicar alguns livros sobre liderança e negociação que são referência e podem ajudar você a desenvolver melhor algumas competências básicas. Também separamos o Livro os 49 segredos de vendas para você baixar totalmente grátis. Quer saber quais são eles? Então, continue conosco e confira agora mesmo!
1. “A Essência do Líder”, Warren Bennis
Considerado uns dos gurus da liderança, Warren Bennis foi um psicólogo e trabalhou como conselheiro de quatro presidentes dos EUA. Para esse livro ele entrevistou diversos líderes, avaliando as qualidades de gestores de diversas áreas — como executivos, cientistas, artistas, etc — e buscou compreender como eles conseguiam fazer outras pessoas trabalharem por um propósito comum, seguindo suas convicções.
A inspiração do livro “A Essência do Líder” surgiu através da pergunta “O que faz um bom líder?”, que deixava Bennis intrigado. Ele via a liderança “como a beleza: difícil de definir, mas sabemos que estamos diante dela quando a vemos”
2. “O Gerente Minuto”, Kenneth Blanchard
Nesse livro sobre liderança, o autor Kenneth Blanchard considera três pilares fundamentais necessários para se tornar um “gerente minuto”. São eles:
Objetivo minuto: consiste na definição dos objetivos, fazendo com que os gerenciados escrevam em uma folha de papel, mas sem gastar mais do que 250 palavras. Isso, além de ajudar a economizar tempo, diminuirá as chances de que o executor se esqueça do que já foi feito ou de verificar se ficou alguma coisa pendente;
Elogio minuto: para manter as pessoas engajadas e satisfeitas com o seu trabalho é necessário mantê-las motivadas — e isso se dá através dos feedbacks positivos. Para isso, o líder deve avisar a seu colaborador que seu desempenho está sendo avaliado, fazer os elogios e dar um aperto de mão (como forma de apoio e agradecimento ao trabalho e incentivar o crescimento).
Repreensão minuto: da mesma forma que o elogio é importante para demonstrar que a empresa reconhece o esforço do colaborador, a repreensão também deve ser feita, de forma a corrigir os problemas ou as falhas que afetam os resultados. Contudo, isso deve ser feito com clareza e incentivando a pessoa a melhorar (nunca a menosprezando).
Kenneth Blanchard é especialista em gestão e é o chefe executivo de uma empresa de treinamento e consultoria que fundou juntamente com sua esposa, em 1979, na Califórnia.
3. “O Livro de Ouro de Liderança”, John Maxwell
O autor de “O Livro de Ouro de Liderança”, John Maxwell, é considerado um dos maiores treinadores de líderes que existem na atualidade. Ele passou a última década elaborando a ideia que se tornaria esse livro.
Maxwell descreve a sua jornada, que começa aos 17 anos (em 1964) e conta tudo sobre as experiências pessoais adquiridas ao longo de sua vida como um líder.
4. “Como se Tornar um Líder Servidor”, James Hunter
Para Hunter, ser líder é não é a mesma coisa que ser um chefe. Ele acredita que a forma antiga de controle, através da ameça e do grito, é completamente ineficiente quando se trata de lidar com pessoas diferentes — principalmente de gerações mais novas. Logo, ele acredita que liderar é servir, mantendo o caráter na hora de lidar com a equipe.
Essa obra funciona como um “manual” que facilita a aplicação dos conceitos de “O Monge e o Executivo”, além de apontar os princípios básicos de uma liderança servidora — que pode ser aplicada tanto na vida pessoal, quanto na profissional.
5. “O Monge e o Executivo: Uma História Sobre a Essência da Liderança”, James C. Hunter
“O Monge e o Executivo” é um dos livros sobre liderança mais influentes dos últimos anos. Ele conta a história de um executivo que decide passar um período em um mosteiro e, através da trama, o autor ensina quais são os princípios básicos dos verdadeiros líderes. A obra é, sobretudo, um ensinamento sobre como se tornar uma pessoa melhor.
O livro aborda a questão da liderança servidora, que apesar de ser uma tendência cada vez mais utilizada nas empresas, não é o modelo mais fácil de ser seguido, visto que ela tem como base a escuta ativa e a participação dos liderados — o que abre margem para que alguns pontos sejam questionados, e nem todos estão preparados para isso.
6. Livro os 49 segredos de vendas – Baixe grátis!!
Livro do Fabrício Medeiros (@quebreabanca) sobre vendas. ➡️ Estudou negociação na Universidade de Harvard ➡️ Mestre em gestão empresarial pela DeVry FBV ➡️ Professor da FGV
É um livro, de um apaixonado por vendas, para quem ama vender e também para quem não ama vendas, mas precisa vender. O livro traz dicas simples, práticas e diretas que podem te ajudar a vender mais. Baixe aqui!Cada um desses livros sobre liderança e negociação abordam o tema “gestão” de uma maneira diferente, mas todos eles têm um ponto em comum: ensinar e oferecer dicas que ajudem os líderes a desenvolver-se e a melhorar as suas relações com os outros. Com essa lista é possível aprender muita coisa e, através da sua compreensão, melhorar suas habilidades como um gestor.
E você? O que achou dessas dicas de livros? Compartilhe esse texto em suas redes sociais e deixe que outras pessoas também aprendam sobre como se desenvolver como gestores e líderes!