Nos últimos três anos, mudamos o jeito de pedir comida, de pedir um táxi (ou um Uber). Mudamos o jeito de procurar um hotel (ou nos hospedamos na casa de um anfitrião pelo Airbnb), mas não mudamos a forma como alugamos um imóvel.
Tudo a nossa volta virou digital, tudo é resolvido com poucos cliques, sem papel, e isso tem nos trazido mais comodidade e escala nos negócios.
Mas basta olharmos para a mesa de um corretor de locações para notar que algo está errado. O corretor de imóveis que deveria estar focado em captar clientes e captar Imóveis para gerar receita, acaba “perdendo tempo” com documentos do cliente, virando um verdadeiro despachante.
O setor imobiliário no geral vem buscando novas formas de empregar a tecnologia em seu dia a dia, e como o foco do momento é “proporcionar uma nova experiência para o cliente”, muitas empresas estão investindo fortemente em treinamentos, cursos, palestras e capacitação de suas equipes. E isso é muito bom para o setor, que se qualifica cada vez mais.
Mas acredito que todo esse esforço acaba se perdendo um pouco se o processo atualmente empregado não for alterado ou até mesmo reinventado.
Especialmente falando do setor de locações residenciais, vemos imobiliárias por todo o Brasil com equipes extremamente capacitadas e treinadas que se esforçam ao máximo para proporcionar aos seus clientes o melhor atendimento possível, porém o “sistema”, o processo atual, acaba fazendo com que boa parte desse esforço se perca e no final o cliente acaba saindo insatisfeito.
Do ponto de vista do cliente que procura um imóvel para locar, o fato de ter que correr atrás de todos os documentos “exigidos pelo processo”, é extremamente frustrante. E por mais que a equipe de locações se esforce, é o processo que torna essa experiência difícil e não o corretor.
Com o pensamento de que o processo está errado e não o corretor, empresas como a CredPago desenvolvem soluções especialmente pensadas para o mercado imobiliário.
Para o setor de locações residenciais, a CredPago já vem mudando o jeito de se alugar um imóvel, tornando a experiência de locação mais simples e rápida.
Para ter um contrato de locação garantido pela CredPago, o locatário precisa apenas apresentar a última fatura paga de seu cartão de crédito e a fatura de um garantidor, parente ou amigo de qualquer lugar do Brasil.
Utilizando a tecnologia, a empresa desenvolveu um algoritmo que faz a leitura das informações inseridas pela imobiliária parceira no site da CredPago, e em menos de 15 minutos retorna com a análise do cadastro do locatário.
Outro ponto interessante desse processo é que em nenhum momento o locatário assina qualquer documento com a empresa, tudo é feito de forma on-line através do e-mail fornecido no momento do cadastro.
Enquanto o cliente toma um cafezinho dentro da imobiliária, ele tem seu cadastro avaliado e aprovado, bastando apenas acessar seu e-mail para dar o aceite nos termos do contrato e fornecer os dados do cartão. O cliente poderá sair da Imobiliária com as chaves do imóvel e seu contrato de locação concluídos.
Portanto, talvez a resposta para a pergunta inicial seja: “Ter uma equipe de corretores de imóveis treinada e processos simplificados proporcionam uma melhor experiência de locação aos seus clientes”.
Fonte: Terra