Durante uma negociação imobiliária, é comum o proprietário ouvir opiniões de várias pessoas sobre o valor do seu imóvel. Em alguns casos, até o porteiro do prédio arrisca um palpite. Mas surge a dúvida: quem realmente está apto a realizar uma avaliação imobiliária?
Em um atendimento o corretor de imóveis, após informar ao proprietário do imóvel os critérios da avaliação do bem que desejava vender, foi surpreendido quando o cliente lhe disse: “o porteiro do prédio já realizou a avaliação”.
O caso acima me faz lembrar de uma história verídica e, ao mesmo tempo, cômica: em certa ocasião uma pessoa foi levar seu cão em um veterinário e, para sua surpresa, o veterinário ao invés de fazer o exame no animal, puxou os olhos do dono do cachorro para baixo, dizendo-lhe: “o senhor está com anemia!”. Parece piada, mas aconteceu comigo. Ao sair do veterinário, entrei no carro, juntamente com minha esposa e o Toddy, nosso cachorro, e fomos para casa. O primo da minha esposa, que é médico (de seres humanos), ficou sabendo do ocorrido, e após algumas risadas, me examinou e disse: você está bem, fique tranquilo.
Esses dois acontecimentos mostram, mesmo que sem prejuízo aparente, que devemos ter cuidado a quem contratamos para nos prestar serviços. E, em muitos dos casos, com o intuito de economizar, o consumidor contrata o “faz tudo”. Cuidado, o barato pode sair muito caro, principalmente quando se trata de bem imóvel.
Esse tipo de situação lembra um ditado popular: cada profissional na sua área. Assim como levamos o carro ao mecânico para uma revisão ou procuramos um médico quando precisamos de diagnóstico de saúde, também no mercado imobiliário é necessário contar com o profissional habilitado: o corretor de imóveis.
O perigo do “faz tudo”
Muitas vezes, na tentativa de economizar, proprietários recorrem a opiniões não técnicas para definir o valor de venda ou locação de um imóvel. O problema é que uma avaliação mal feita pode gerar grandes prejuízos:
- O imóvel pode ficar supervalorizado, dificultando sua venda ou locação;
- Ou pode ser subvalorizado, resultando em perdas financeiras significativas para o proprietário.
Por isso, confiar em alguém sem formação e sem registro profissional é um risco desnecessário.
O papel do corretor de imóveis na avaliação
O corretor de imóveis possui habilitação legal e conhecimento técnico para elaborar pareceres de avaliação. O Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) regulamenta essa atividade.
De acordo com a Resolução Cofeci nº 1.066/2007, os corretores estão aptos a realizar Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM), documento reconhecido juridicamente em todo o território nacional.
Esse parecer considera fatores como:
- Localização e infraestrutura do imóvel;
- Padrão construtivo;
- Estado de conservação;
- Características do mercado imobiliário local;
- Oferta e demanda na região.
Tudo isso garante uma avaliação precisa, imparcial e segura, totalmente diferente de uma simples opinião.
Por que a avaliação técnica é tão importante?
A avaliação feita por um corretor de imóveis habilitado:
- Dá segurança jurídica à negociação;
- Valoriza o imóvel de forma correta;
- Evita disputas ou questionamentos futuros;
- Garante que o proprietário e o comprador façam um negócio justo.
Embora opiniões informais sejam comuns, apenas o corretor de imóveis possui respaldo legal e conhecimento técnico para realizar avaliações imobiliárias no Brasil.
Quando o assunto é patrimônio, não se deve arriscar: na hora de avaliar um imóvel, procure sempre um profissional habilitado pelo Sistema Cofeci-Creci.
Aplicativos e ferramentas para Avaliação de imóveis
- Eemovel Brokers – ajuda na captação inteligente de imóveis e na precificação correta com base em dados atualizados. Confira aqui!
- Smarty Valuation – ferramentas para avaliações imobiliárias rápidas, profissionais e baseadas em dados reais de mercado. Confira aqui!
- O Avalion é uma ferramenta online para o corretor de imóveis avaliar imóveis de forma precisa e eficiente. Com parâmetros legais configurados, você pode personalizar laudos utilizando o branding da sua empresa. Confira Aqui!