Publicidade Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na Accounttech
Home Mercado Imobiliário Minha Casa Minha Vida vira presente de grego para construtoras

Minha Casa Minha Vida vira presente de grego para construtoras

1
Seminário Mulheres no Mercado Imobiliário
.

O “Minha Casa Minha Vida” virou um verdadeiro “presente de grego” para as construtoras baianas. Diante do aumento de custos, principalmente de mão de obra, e sem a concessão pelo governo federal de reajuste de preço para os imóveis populares, a quebradeira se generaliza no setor.

Nos últimos 30 dias, sete empresas paralisaram suas atividades, suspendendo a construção de 18 mil moradias do programa e comprometendo a sobrevivência de 11 mil trabalhadores.

Quando lançada em 2009, a primeira fase do “Minha Casa Minha Vida” foi festejada na Bahia. O estado bateu o recorde nacional de contratações: 71.105 unidades na faixa de renda de zero a três salários mínimos, onde se concentra mais de 85% do déficit habitacional.

Agora, na segunda etapa do programa, o desinteresse se traduz em números: apenas 12.584 contratos foram assinados, uma queda de 82,3%, segundo dados oficiais da Caixa.

Mesmo com o reajuste aplicado pelo governo federal na segunda fase, passando de um preço médio por unidade de R$ 42 mil para R$ 55 mil, houve o aumento de especificações e exigências que descompensou e tirou a atratividade do negócio.

Mas a crise atualmente está instalada principalmente nos contratos assinados na primeira etapa do programa voltado para a população de baixa renda.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

Das 71.105 unidades contratadas pela Caixa Econômica Federal, apenas 21.749 foram entregues. Há 49.356 em atraso e ameaçadas de virarem escombros inacabados espalhados pelo estado.

Questionada sobre o problema, a Caixa, gestora do programa, em nota oficial, diz que “mantém diálogo com as empresas responsáveis pelas obras do Programa Minha Casa Minha Vida, na Bahia, para buscar alternativas para a finalização dos empreendimentos”.

No caso do “Minha Casa Minha Vida” para a baixa renda, que tem recursos do Orçamento Geral da União, o banco esclarece que, na hipótese de alguma construtora paralisar obras e/ou se tornar incapaz de dar continuidade à produção do empreendimento, o contrato será rescindido e outra empresa será contratada para continuar a obra.

Para as empresas do setor, a solução da Caixa é infactível. Qual empresário teria o desplante de entrar num negócio inviável economicamente, com preço defasado?

A solução, pelo ponto de vista do empresariado, é equilibrar os custos com a receita. Como os recursos do programa para a baixa renda são do Orçamento Geral da União, a resolução passa pelo Palácio do Planalto e pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Por ser de ordem nacional, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou o problema ao governo federal, em outubro. Nada se resolveu e o que vem se sucedendo desde então são a quebra de empresas e o desemprego de trabalhadores.

A esperança sobrevive agora no encontro do governador Jaques Wagner com a presidente Dilma Roussef, no próximo dia quatro de janeiro, na Praia de Inema, onde a mandatária nacional passa as férias de final de ano.

Sensibilizado com a situação do programa na Bahia, que poderá causar grandes estragos na eleição de seus aliados no ano que vem, o governador vai tentar convencer, sob as bênçãos de Iemanjá, a presidente Dilma a liberar mais recursos para o “Minha Casa Minha Vida”. Os construtores cruzam os dedos na expectativa de um feliz 2012.

Por Pacheco Maia

Fonte: Bahia Notícias

Deixe seu comentário

1 COMMENT

  1. M.C.M.V. , é mais um tiro no pé que o desgoverno federal continua mirando forte !
    Querem fazer bonito com o boné alheio: querem transformar o programa em plataforma politiqueira.
    É esta a classe média criada por Decreto: casa subsidiada,bolsa familia, bolsa escola, vale leite, vale gás, luz para todos, e outras armadilhas para continuarem iludindo uma Nação !
    Sem lucro real, ninguem irá construir M.C.M.V. para sair na foto e depois quebrar !

Comments are closed.