Publicidade Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na Accounttech
Home Mercado Imobiliário Mercado imobiliário do país tem 2º trimestre positivo em ritmo de retomada

Mercado imobiliário do país tem 2º trimestre positivo em ritmo de retomada

0
Seminário Mulheres no Mercado Imobiliário

No intervalo, lançamentos no mercado imobiliário registraram crescimento mais bem mais expressivo que vendas

Seguindo a tendência de retomada, o mercado imobiliário apresentou novamente um desempenho positivo no segundo trimestre do ano. As vendas e os lançamentos de imóveis novos evoluíram novamente, conforme apontam os Indicadores Abrainc-Fipe. No período, as comercializações líquidas contabilizaram 29.003 unidades, um incremento de 7,7% sobre idêntica etapa de 2017.

Em 12 meses até junho, foram vendidos 114.882 imóveis, uma progressão de 11,5% sobre o período precedente (até junho de 2017). Os cálculos são da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com base em dados de 20 incorporadoras de vários estados associadas à associação.

A velocidade de comercializações medida pelo VSO (vendas sobre oferta) atingiu 20,3% em 12 meses, variação 1,2 ponto percentual (pp) menor que a apuração de maio, nessa comparação.

Do total de comercializações nos últimos 12 meses, os empreendimentos de médio e alto padrão (MAP) responderam por 31,0% das unidades residenciais vendidas, uma retração de 3,0% face o intervalo anterior. Outros 69,0% foram relativo a unidades enquadradas no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), uma elevação de 24,8% na mesma base comparativa.

Mais lançamentos

no segundo trimestre, as incorporadoras continuaram investindo mais no país, com o lançamento de 25.681 imóveis, um crescimento de 41,5%. Em 12 meses, foram lançadas 92.338 unidades, um avanço de 34,4%.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

Os destaques foram os empreendimentos MAP, que tiveram um volume lançado 61,6% maior em 12 meses em relação ao intervalo precedente, o equivalente a 23,2% dos novos imóveis ofertados. O MCMV correspondeu por 76,8% dos lançamentos, representando um acréscimo de 25,7%.

Outros dados

No encerramento de junho, o Brasil reportou 121.286 imóveis novos disponíveis para venda. Se considerar o ritmo de comercializações no período, o estoque levaria 14,8 meses para ser liquidado.

Os dados consolidados abrangem imóveis novos (na planta, em obras e recém-construídos) dos segmentos residencial, comercial e loteamentos espalhados por vários estados, especialmente na região Sudeste. Já as entregas alcançaram a marca de 6.049 imóveis em junho.

Em relação aos distratos, ocorreram 2.034cancelamentos de contratos em maio, queda de 11,4% frente ao mês anterior. Se considerados os distratos como proporção das vendas, por safra de lançamento (trimestral), as unidades lançadas no primeiro trimestre de 2014 registraram a taxa mais elevada da série histórica (28,4%)

Fonte: Revista Qual Imóvel

Deixe seu comentário