Distribuidoras de energia também deverão implantar um sistema de comunicação entre cada medidor e uma central de gestão da rede de distribuição
Concessionárias e permissionárias dos serviços de distribuição de energia elétrica deverão substituir, no prazo de dez anos, os medidores de energia eletromecânica por aparelhos eletrônicos.
De acordo com a Agência Câmara, o projeto de lei 3337/12, do deputado José Otávio Germano (PP-RS), prevê também que as empresas deverão implantar um sistema de comunicação entre cada medidor e uma central de gestão da rede de distribuição.
ara o deputado, a tecnologia pode ajudar na interação do cliente com a distribuidora. “A tecnologia implantada permite dar aos equipamentos de rede a capacidade de tomar decisões complexas sem intervenção humana e aumentar a interação entre os consumidores e as distribuidoras de energia elétrica”, concluiu.
Aquisição de excedentes
A medida também determina que os consumidores de baixa tensão poderão produzir sua própria energia e vender os excedentes à concessionária ou permissionária de sua região. Sendo este valor decrescente ao longo do tempo e compatível com a recuperação dos investimentos.
Por Juliana Américo Lourenço da Silva
Fonte: InfoMoney