Publicidade Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na Accounttech
Home Mercado Imobiliário Lei com novas regras para poupança facilita portabilidade de empréstimo imobiliário

Lei com novas regras para poupança facilita portabilidade de empréstimo imobiliário

0
Seminário Mulheres no Mercado Imobiliário

Alteração na remuneração da caderneta foi publicada nesta quarta no Diário Oficial da União, acrescida de medida que reduz burocracias para transferir o crédito para compra do imóvel

A lei que estabeleceu as novas regras de remuneração da poupança foi publicada nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial da União, acrescida de medida que facilita a portabilidade do financiamento para compra da casa própria entre os bancos.

De acordo com a Lei 12.703, quando o cliente transferir o financiamento de um banco para outro, será eliminada parte do processo burocrático para transferir a garantia do bem. A alteração foi feita durante a tramitação, no Congresso Nacional, da medida provisória sobre as novas regras de poupança, agora convertida em lei.

A lei permite que uma averbação na troca de credores seja suficiente para mudar a garantia hipotecária ou alienação fiduciária do imóvel. Atualmente, o mutuário tem o direito de migrar seu financiamento imobiliário para um banco que ofereça taxas e condições mais vantajosas para o pagamento.

No entanto, para fazer isso, precisa pegar o empréstimo com a nova instituição financeira, quitar o financiamento com o banco anterior, ir ao cartório fazer o registro do imóvel e depois fazer a alienação fiduciária. Agora, segundo o relator da medida provisória, Henrique Fontana (PT-RS), a averbação de transferência terá um custo menor para o cliente bancário.

Ainda será preciso regulamentação da nova regra de migração do crédito imobiliário pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

Quanto às regras de remuneração da poupança, continua valendo o que estava definido na medida provisória. Sempre que a taxa básica de juros, a Selic, estiver em 8,5% ao ano ou abaixo desse patamar, o rendimento da poupança é 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR). Quando a Selic for superior a 8,5%, vale a regra antiga de reajuste pela TR mais 0,5%. Atualmente, a Selic está em 8% ao ano.

A lei também estabelece que o Banco Central divulgue a remuneração da poupança, que já pode ser consultada pela internet.

Fonte: Agência Brasil

Deixe seu comentário