Alguns profissionais do ramo imobiliário e, principalmente, proprietários de imóveis que não tiveram êxito na comercialização desses bens, no ano de 2012, se perguntam: o que houve de errado?
Por este motivo, venho esclarecer alguns pontos fundamentais para fazer diferente em 2013. Mas, primeiramente, aos proprietários de imóveis, indico buscar consultoria com profissionais devidamente habilitados na região onde pretendem investir nesta empreitada.
Fatores a serem revistos:
1) Reavaliação: verificar se o preço do imóvel está realmente em acordo com o praticado pelo mercado. Esse é o caso mais comum de ocorrerem erros. A avaliação deve estar o mais próximo possível do valor real de venda. Para maior aprofundamento, leia e releia o E-book – A venda passo a passo – Um manual para os corretores de imóveis, especificamente, o capítulo Captação – Imóveis usados.
2) Manutenção no imóvel: identificar ambientes que necessitam de reparos, pinturas, organizar e manter sempre a casa em ordem e, se possível, diminuir a quantidade de mobília para dar a sensação de amplitude.
3) Publicidade: inove, recrie textos, aproveite os ajustes no imóvel para retirar anúncios e faixas antigas, por um período curto, até que o imóvel esteja pronto novas fotografias e apresentação aos clientes interessados.
4) Vendendo o imóvel: faça uma apresentação diferente, aborde pontos positivos e que agreguem valor e atendam as necessidades da família interessada no imóvel.
Por: Rodrigo Barreto
Sócio do escritório imobiliário Barreto&Oliveira, Administrador de Empresas, habilitado em Marketing (nível superior), Corretor de Imóveis e Membro: NAR of Realtors® USA (Corretor de Imóveis Internacional).