Corretor de Imóveis – Por que você precisa de um planejamento?

0
Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na accounttech

Uma das coisas que mais me chama atenção no mercado imobiliário e nos profissionais envolvidos é a falta de planejamento, a forma como eles conduzem suas vidas profissionais ao sabor do vento. Obviamente não podemos generalizar, mas a maioria comete esse erro. O interessante é que esses mesmos profissionais em outros contextos utilizam o planejamento de forma natural e sabem a importância desse processo.

Eu gosto muito de fazer analogia com dois momentos em nossas vidas em que o planejamento é fundamental. Imagine que você acaba de receber o e-mail de um conhecido dizendo “prepare a sua mala, passo aí para te pegar daqui duas horas”.  Antes de mais nada você vai querer saber algumas informações básicas, vai responder o e-mail, ou nesse caso, muito provavelmente vai fazer uma ligação. Para onde eu vou? Quanto tempo ficarei fora? Como vamos viajar? Como está o tempo lá? Quem vai nessa viagem? O que vamos fazer? Enfim, você fará uma série de perguntas para que, com essas respostas, possa se organizar e saber quais roupas e em qual quantidade levar, se vai precisar de dinheiro, se vai precisar levar comida, se vai deixar coisas preparadas e prontas por conta do tempo que ficará fora, entre outras. Essas perguntas que você se faz são parte do escopo do seu planejamento. Um outro exemplo é uma simples ida ao supermercado, você faz uma lista, cria prioridades, faz um calculo de quanto vai gastar, escolhe o melhor lugar para fazer a compra de acordo com a sua lista, o tempo que vai levar, coisas básicas para de novo ter algum planejamento.

No entanto, na vida profissional muitos corretores ignoram o poder dessa ferramenta, simplesmente acordam e saem para trabalhar sem a menor ideia de como será o seu dia. Guarde essa informação, pessoas de sucesso sabem como o seu dia termina.

banner comim_728x90

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

O corretor de imóveis é um profissional que tem em mãos um negócio e não um trabalho. Por esse motivo as preocupações são diferentes, você precisa ter uma estratégia para atrair clientes, gerenciar e fidelizar para assim criar oportunidades e com isso criar uma rotina de trabalho com base em um objetivo. O corretor de imóveis deve escolher um mercado de atuação, seja ele geográfico, o tipo de cliente, o tipo de produto, não importa, ninguém que faz de tudo um pouco faz tudo bem feito, é como o triatleta, ela nada, pedala e corre, mas com certeza vai fazer um dos três esportes melhor e em uma parte da prova ele vai se dedicar mais para melhorar o seu resultado. Faça o mesmo, dedique-se naquilo que você faz melhor. Aliás, essa é outra mentira no desenvolvimento de pessoas, não gaste sua energia desenvolvendo aquilo que você não faz bem, é perda de tempo, por mais que você se esforce em melhorar algo em que você é nota quatro, com muito esforço vai chegar em uma nota seis, mas se você se dedicar onde a sua nota é seis, provavelmente fica perto de nove ou dez. E aí fica imbatível.

Voltando ao planejamento o que eu quero te dizer é que você precisa saber para onde está indo, criar objetivos e metas, utilizar ferramentas que te ajudem na construção e gerenciamento desse seu plano e o mais importante, saber o que você não vai fazer, porque isso é planejar, mais importante do que saber o que você deve fazer é saber o que você não vai fazer, porque a sua profissão é cheia de tentações, sempre aparecem oportunidades maravilhosas de se ganhar uma super comissão, mas se essa não é a sua praia, é o seu naufrágio. Quem tem planejamento sabe dizer “não” e é isso que faz com que você tenha resultado. Lembre-se, pessoas de sucesso sabem exatamente como o seu dia termina porque dizem “não” para tudo aquilo que está fora de foco. Planeje-se e bom trabalho, você não vai precisar contar tanto com a sorte!

Por:Guilherme Carnicelli

Fonte Guilherme Online

Deixe seu comentário