Com IGP-M em queda, confira dicas para negociar o aluguel

0
Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na accounttech

Índice registrou queda de 0,21% na segunda prévia de julho

Rio – O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), usado como referência para o reajuste dos contratos de aluguéis, caiu 0,21% na segunda prévia de julho, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador acumula alta de 2,92%, no ano, e 8,95% no período correspondente aos últimos 12 meses.

Diante da deflação, o gerente geral de imóveis da administradora de condomínios Apsa, Jean Carvalho, recomenda que os inquilinos que forem renegociar o valor do aluguel tentem propor reajuste menor usando como argumentos a regularidade e pontualidade dos pagamentos, além da boa conservação do imóvel.

Caso o imóvel esteja danificado ou precisando de reforma, o inquilino também pode se oferecer para realizar melhorias na residência como contrapartida na negociação.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

A diferença entre o valor do aluguel e a prestação de um financiamento para a compra de um imóvel equivalente é outra questão que deve ser considerada por inquilino e proprietário.

Especialistas recomendam que o locatário faça simulações em bancos, uma vez que, quanto mais próximos os valores, menos vantajoso é optar pelo aluguel. Pesquisar quanto vale o aluguel médio no mesmo prédio ou região também é importante.

Custos para o proprietário

Mesmo com o mercado aquecido, a troca de inquilinos tem custo para o proprietário. Além disso, ficar com o imóvel vazio também requer o pagamento de despesas como condomínio e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Portanto, ressalta Carvalho, é importante manter o diálogo e a negociação. O ideal é que o inquilino negocie a renovação antes de o contrato terminar. A Apsa, que acaba de renegociar aproximadamente três mil contratos, tem detectado defasagem de até 50% no preço pedido por alguns locatários no ato da renovação.

Reportagem de Cristiane Campos e Gabriel Costa

Fonte: O Dia

Deixe seu comentário