A figura do estagiário no mercado imobiliário

0
Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na accounttech

Trinta dias após iniciar o seu curso de Técnico de Transações Imobiliárias – TTI, o aluno e futuro corretor de imóveis vai poder começar a estagiar em imobiliárias e assim pegar a prática necessária para utilizar durante a sua vida como corretor as técnicas que está aprendendo no curso.

É preciso que neste período de aprendizado prático-teórico o estagiário tenha acesso a vários processos como contratos, documentos necessários a efetivação da transação imobiliária, legislação, plantas arquitetônicas, etc., a fim de ter uma visão geral de todas as atividades e requisitos que compõem a profissão de intermediação imobiliária e se preparar para atuar como corretor contratado de uma empresa, independente ou comissionado.

O problema para os estagiários é que muitas imobiliárias estão se aproveitando deles para preencherem os seus plantões, para demonstrar força frente à concorrência, além de cumprir os acordos feitos com os proprietários de imóveis. Essa prática desenvolvida pelas imobiliárias prejudica o desenvolvimento do futuro corretor, que na maioria das vezes passa o dia todo sem receber sequer um cliente, sem se inteirar da rotina de uma imobiliária, sem aprender técnicas de abordagem e recepção.

Outra carência de que sofre o estagiário é a falta de pagamento. Em muitos casos ele só ganha alguma coisa se vender um imóvel e muitos empresários se aproveitam e ainda pagam abaixo da comissão normal dos que já são corretores.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

Estagiário não é recepcionista, não é despachante, não é copeiro, e não é empregado doméstico, entregador de correspondência, comprador de supermercado e muitas coisas que obrigam os estagiários a fazer para poder ficar na imobiliária.

O estagiário fica vários meses sem exercitar a oratória, a persuasão e o convencimento para o fechamento de um negócio, não faz treinamentos práticos promovidos pela imobiliária, não participa de uma captação e assim nem o seu potencial é conhecido de seu chefe imediato. Às vezes nem conhecer o dono da imobiliária o estagiário conhece.

É verdade que alguns estagiários ficam muito metidos a famosos e já agem como se fossem corretores com muito tempo de atuação no mercado e não gostam de ajudar em nada, não têm espírito de equipe, não auxiliam os colegas. Em muitos casos não querem nem sequer ajudar a colocar uma placa num empreendimento ou receber um cliente que foi captado por outro colega e que vai rebecer a comisso se o negócio for fechado.

Sendo assim devem os donos das imobiliárias darem ao estagiário o seu principal papel que é o de aprender todos os trâmites da transação imobiliária.

Por Tomaz da Rota 232 – Jornalista, corretor, escritor e perito avaliador

Fonte: Rota 232

Deixe seu comentário