Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que os juros são sempre calculados sobre o saldo devedor.
Num financiamento imobiliário, a prestação é composta por dois fatores principais: os juros e a amortização (valor que efetivamente reduz o saldo devedor). Desta forma, a prestação é composta pela fórmula: juros + amortização + seguros + taxa de administração.
Os dois sistemas de amortização mais utilizados pelos bancos são:
Sistema de Amortização Constante – SAC: As prestações iniciais são altas e depois vão decrescendo. Desde o início das parcelas já há amortização e como os juros são calculados sobre o residual, que é amortizado, os juros também caem, assim como as mensalidades finais.
Tabela Price – TP: O valor das parcelas é sempre o mesmo. A amortização por prestação é progressiva, enquanto os juros vão caindo. Porém é importante ressaltar que, o desembolso é maior em juros se comparado ao SAC e o saldo devedor demora para começar a diminuir significativamente.
Fonte: Portal VGV