Como está o mercado imobiliário em 2018?

Há algum tempo atrás comprar um imóvel era quase que obrigatório, era uma realização pessoal. Atualmente a rotina da maioria das pessoas se tornou muito agitada, mudar de cidade é algo natural, recomeçar a vida em outro lugar não é mais um peso, e por esses fatores a opção pelo aluguel vem crescendo.

Comprar um imóvel é mais pensado por aqueles que constituíram uma família e conseguem pagar a vista ou quem se propõe a conter gastos no orçamento para fazer um longo financiamento. Pois bem, essas são as duas opções para ter um lar, comprar ou alugar.

E embora o mercado imobiliário esteja mais estável, consequentemente pela alta de 2,68% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2018, decidir entre comprar e alugar um imóvel não é uma decisão fácil. As construtoras têm lançado constantemente diferentes perfis de empreendimentos com o propósito de fisgar alguns compradores. Mas a verdade é que o aluguel, atualmente, é a opção mais viável.

Vantagens e desvantagens da compra

Quando falamos em família, adquirir um imóvel traz mais estabilidade e permite que tudo seja feito do modo do proprietário. E ainda traz a segurança da valorização, o que garante que o dinheiro investido não será desperdiçado.

Além disso é possível aproveitar essa fase que se encontra a economia, mas é preciso ter em mente que os preços não voltarão àquilo que eram há três, quatros anos, quando houve o boom imobiliário. Porém os preços vêm se ajustando à realidade.

A maior desvantagem é depender de um longo financiamento. E ainda viver com a eterna dúvida se será tranquilo de pagar todas as parcelas, afinal nunca sabemos como nossa situação financeira se comportará com o tempo.

Por isso é preciso ter cuidado e sempre ter em mãos um planejamento detalhado das despesas e gastos ao longo dos anos que passará pagando as parcelas. E não custa nada lembrar de procurar uma empresa de confiança, seja ela uma imobiliária ou construtora, para garantir que você faça um bom investimento.

Vantagens e desvantagens do aluguel

No final das contas alugar um imóvel sempre saiu mais barato do que comprar, e é ainda mais vantagem para quem não tem um dinheiro alto para investir em um próprio e quer manter um conforto acessível e boa localização. Além disso, o aluguel dá mais vantagem para quem sempre precisa mudar de casa, de cidade ou mesmo de país.

A principal desvantagem é o gasto do dinheiro em algo que não lhe pertence e qualquer modificação feita irá agregar valor a propriedade de outra pessoa. Nos últimos anos os aluguéis passaram a ser mais baratos, mas as expectativas para 2018 é que o valor tenha uma valorização íngreme.

Isso porque os preços do aluguel, diferente dos de venda, estão mais vulneráveis a alterações correspondentes às movimentações macroeconômicas. Quanto mais pessoas querendo alugar, maior será o valor do aluguel.

Deixe seu comentário