Pretende comprar um apartamento! Não deixe de ler as nossas 12 dicas, e não entre em uma fria!
A decisão da compra de um apartamento é uma decisão muito importante, e muitas vezes é o maior investimento que você fará.
Então antes de você assinar o contrato fique atento aos detalhes do condomínio no qual você vai morar para não ficar frustrado mais tarde.
1 -Em primeiro lugar pense qual será o seu uso do condomínio, não vá morar em um condomínio clube se você não planeja usar os espaços comuns, pois as despesas desses espaços são rateadas por todos os condôminos, você usufruindo ou não.
2- Sempre solicite a convenção atual do condomínio, pois às vezes podem ter havido mudanças em atas separadas, sem a consolidação da convenção.
Na convenção é muito importante você observar:
- Se você tem pet ou planeja ter, veja se os pets podem circular na área comum, e se existe algum lugar de convivência para eles, hoje em dia em virtude da insegurança nos grandes centros esse acaba sendo um espaço muito valorizado para os condôminos com cachorros.
- Horário de funcionamento da academia, se você pretende usar a academia do condomínio mas o seu único horário disponível é as 05:00 da manhã, é importante você verificar se a academia já estará aberta para evitar decepções futuras.
- Horário de funcionamento do salão de festas e as regras para alugar. Por exemplo, no fim de ano alguns condomínios proíbem o aluguel e outros fazem por sorteio, se você já está planejando aquela festa de família dê uma olhada nas regras e valores.
- Regras de garagem, muitos condomínios não têm garagens fixas e as mesmas são sorteadas em média a cada dois anos, se esse for o caso dê uma boa olhada nas garagens para ver se há muitas vagas pequenas ou trancadas.
3 – Peça sempre as três últimas atas das reuniões de condomínio e a última aprovação das contas. Com isso você já vai saber se a administração está em ordem se haverá alguma reforma programada para o futuro, e terá uma amostra do ambiente do condomínio se é um lugar com muitas brigas ou de uma convivência mais tranquila. Além disso, se já tiver algum gasto de reforma planejado você pode negociar a redução do valor da compra.
4 – Verifique se o edifício tem gerador, afinal de contas ninguém quer ficar preso no elevador ou totalmente no escuro em caso de falta de energia.
5 – Pergunte se falta muita luz no condomínio. Pergunte ao porteiro, morador, pois tem locais até nobres que uma pequena chuva já ocasiona falta de luz.
6- Verifique se o condomínio tem poço artesiano, isso pode dar uma tranquilidade extra para você em caso de escassez de água.
7 – Veja se o condomínio está bem cuidado e com as manutenções em dia, pergunte pelo AVCB. E não tenha preguiça, passeie pelo condomínio, após visitar o apartamento peça para descer os andares pela escada e preste atenção se há fissuras ou rachaduras. Vá até as garagens e também preste atenção se há umidade, fissuras ou rachaduras.
No caso de algum sinal de alerta, questione e veja se existem laudos de inspeção predial, e se ainda não estiver seguro, mas aquele é o lugar que você deseja morar, vale chamar um engenheiro estrutural para um laudo. Esse trabalho custa em média R$ 4.000 com o ART registrado. Vale a pena conferir a segurança do local que você irá morar.
8 – Pergunte se a água e o gás já são individualizados, pois caso não sejam, isso pode gerar um custo alto para você.
9 – Verifique a portaria: se já tem clausura, caso não tenha em cidades como São Paulo, provavelmente essa obra ainda será feita e causará um custo alto para você. Veja se a portaria é remota ou se o prédio ainda tem porteiros e escolha o tipo de empreendimento que mais atenda a sua necessidade
10 – Verifique se perto do local há enchentes.
11- Verifique se na rua há feira.
12 – Verifique se há bares ao redor ou se é local de blocos de carnaval. Isso pode ser uma maravilha para uns ou um inferno para outros!
Caso o condomínio use um aplicativo para condomínios e seja organizado você vai conseguir todas essas informações de atas, convenções, AVCB de forma fácil e rápida.