Um bom corretor de imóveis é mais importante que um bom imóvel

Muitos acham que um corretor de imóveis é o mesmo que um vendedor especializado, mas não é bem assim. Esse profissional tem o papel de apresentar o imóvel ideal para o comprador, intermediar a negociação entre compradores e vendedores e preparar toda a documentação e outros detalhes necessários à venda.

A profissão do corretor é regulamentada CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis e só pode ser exercida por profissionais a ele credenciados. Para se credenciar, o corretor deve obter algumas qualificações, além de cumprir com o Código de Ética da classe.

Quais são as obrigações de um corretor de imóveis?

Segundo a Lei 12.236 de 2010 são obrigações de um corretor de imóveis:

  • Verificar a veracidade e a validade dos documentos do imóvel, do vendedor e de posse destas, repassá-las ao cliente;
  • Pesquisar e apresentar todas as certidões referentes à transação, inclusive sobre dívidas de condomínio, dívidas com concessionárias de serviços públicos, parcelas de financiamento em aberto perante a construtora ou banco, taxas de mobiliário de áreas comuns e de entrega do imóvel, além de dívidas de IPTU e processos contra o vendedor;
  • O corretor responde civil e penalmente por atos que causem algum dano ao comprador, que tenham sido causados por imperícia, imprudência, negligência ou infrações éticas.

Em outras palavras, o corretor tem a obrigação de garantir a segurança na transação de compra e venda de um imóvel. Além disso, um bom corretor, com sua experiência, conhece bem o mercado imobiliário, por isso pode lhe apresentar a melhor opção para seus objetivos e dentro do seu orçamento.

Porque um bom corretor é melhor que um bom imóvel?

Uma transação imobiliária necessita de diversos detalhes que envolvem a situação física e de documentação. Nem sempre essas informações estão visíveis ou ao alcance do comprador. As vezes um imóvel pode parecer perfeito, mas sem todas as informações, causar grandes dores de cabeça no futuro.

Com a ajuda de um bom corretor, o cliente pode evitar diversas frustrações, como:

  • Um bom corretor de imóveis é mais importante que um bom imóvel
    Um bom corretor de imóveis é mais importante que um bom imóvel

    Compra de um imóvel com documentação irregular ou falsa.

  • Imóveis com dívidas ou financiamentos não quitados.
  • Não conhecimento sobre o pagamento de impostos ou taxas de condomínios.
  • Perca de tempo a procura de um imóvel que atenda às necessidades da família ou investidor.

Por isso, sempre que for adquirir um imóvel, procure o auxílio de um corretor credenciado ao CRECI para garantir que fará um bom negócio!

Por: Danillo Rios

Fonte: 76Imóveis

Deixe seu comentário