A Importância do Inbound Marketing para corretores de imóveis e imobiliárias

Um plano de marketing bem estruturado e consistente irá organizar seu trabalho, prepará-lo para obstáculos que possam surgir pelo caminho e ajudar sua empresa a atingir melhores retornos sobre investimento (em inglês, ROI). Nestes termos, falarei do Inbound Marketing como um método eficaz para angariar clientes e como adotar esta estratégia, mostrando que pode ser muito benéfica para o mercado imobiliário.

O que é Inbound Marketing?

Inbound marketing é um conjunto de estratégias com intuito de atrair potenciais clientes para sua empresa de forma voluntária, ao invés de interferir na zona de conforto dos clientes e prospetá-los de forma ativa e direta. Portanto, o inbound marketing está relacionado com a produção de conteúdo informativo e educativo para pessoas interessadas neste conteúdo específico que sua empresa fornece, gerando confiança e transformando-as em clientes.

Cumpre ressaltar que o Inbound Marketing possui as seguintes etapas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Tratarei da produção de conteúdo para esta primeira etapa. A estratégia Inbound para atrair não é apenas criar um Blog com conteúdo de qualidade, embora esta seja a forma mais comum. Um E-book gratuito e disponível para download em sua plataforma que traga diversos artigos escritos no seu Blog ao longo do tempo de forma estruturada também pode ser considerado uma boa estratégia. No entanto, tratarei especificamente da criação de um Blog junto ao site da sua imobiliária neste artigo.

Os textos do Blog devem conter palavras chaves e um título que chamará atenção de potenciais clientes quando buscarem estas palavras em ferramentas de pesquisa como Google. Após a produção do texto, você deve revisar o conteúdo para corrigir eventuais erros gramaticais, testar diferentes títulos e enviar para outros membros da empresa para nova revisão antes de divulgar em redes sociais e outros canais. Também é necessário realizar pesquisas sobre seu nicho de mercado para averiguar onde este grupo costuma reunir-se para buscar as informações que sua empresa pode providenciar, quais dúvidas e desejos aparecem de maneira frequente dentro das discussões deste grupo. Afinal, a intenção do Blog não é apenas atrair espontaneamente este nicho de mercado para seu site, porém criar um relacionamento duradouro com estes clientes.

Como isto funcionaria para sua imobiliária?

As empresas deste ramo ainda hoje utilizam-se da prospeção ativa para angariar clientes, indo pessoalmente até zonas ou regiões da cidade para procurar interessados em vender imóveis e contactando diretamente por telefone ou e-mail potenciais interessados em comprar ou arrendar. Isto é conhecido como Outbound Marketing.

Além disso, todas as empresas de mediação imobiliária possuem um site com fotografias e alguns detalhes de imóveis disponíveis, informações de contatos e um breve histórico da empresa. Para gerar visualização destes imóveis por um número maior de pessoas, as mediadoras e agentes imobiliários também colocam estes imóveis disponíveis em sites de busca como Casa sapo, Idealista, Imo-virtual. Isto é suficiente para atrair clientes? Pode até ser. No entanto, se a sua intenção é criar um relacionamento duradouro com mais clientes e diferenciar-se da competição, neste caso a resposta é não.

Para exemplificar como sua empresa pode efetivamente utilizar o Inbound Marketing, vamos criar uma Buyer Persona ideal e entender como esta Persona irá buscar conteúdo voluntariamente no Blog integrado ao seu site. Vamos chamá-la de Maria. Maria tem 35 anos, casou-se há alguns anos e tem um filho. Ela foi recentemente promovida em seu emprego e já vem juntando dinheiro por algum tempo. Com este dinheiro, pretende comprar uma casa para sua família. Entretanto, Maria não deseja mais viver no centro de Lisboa, e sim em uma zona mais tranquila, porém com bons acessos a transporte público e boas escolas na região para seu filho estudar. Também quer ter a possibilidade de ir a pé para supermercados de grande porte, farmácias e não quer viver em zona com muito movimento durante a noite.

O processo de compra é muito importante para Maria e sua família, portanto deseja ter mais conhecimentos de zonas que preenchem os requisitos supracitados antes de decidir visitar os imóveis e discutir preços. Para atrair Maria e outros potenciais clientes que possuem interesses similares até seu Blog, você pode por exemplo escrever um artigo que trata de algumas zonas tranquilas para se viver em Lisboa e descrever a vizinhança.

Neste artigo, é interessante descrever com mais detalhes como são as escolas de cada zona citando dados relevantes como número de vagas disponíveis anualmente, quais níveis de escolaridade aquela escola possui, e outros dados que são do interesse de Maria e outras pessoas que desejam viver naquela região e possuem filhos. Ao invés de buscar informações básicas sobre escolas daquele local em outros sites, estas pessoas terão acesso a estas informações no seu site.

Em outros artigos voltados para estas Buyer Personas você também pode entrevistar algumas pessoas que vivem em prédios ou ruas onde há imóveis disponíveis para compra em seu site para que contem em suas próprias palavras como é para eles viver naquela zona.

Com a disponibilização de conteúdo educativo ou de entretenimento para seu público-alvo você criará relações contínuas e de confiança com seus clientes. Estes clientes poderão contar como foi o processo de busca e compra de imóveis deles, falar sobre o trabalho de seus consultores ou da sua imobiliária neste processo, descrever as dores encontradas no caminho. Tudo isto também é conteúdo interessante e de qualidade que pode ser compartilhado em seu Blog para atrair novos clientes.

Espero que este artigo seja útil e lhe ajude a tomar o próximo passo para sua empresa, incluindo Inbound marketing como estratégia de prospeção de clientes. Não hesite em contactar-nos para esclarecer quaisquer questões, bem como oferecer críticas e sugestões que serão bem aproveitados em próximos artigos. Obrigada!

Por: Luísa Nogueira

Fonte: Linda Estate

Deixe seu comentário